Cientistas criam folha artificial que transforma CO2 em álcool

Folhas de Bordo (Maple) (Wikimedia Commons)
Compartilhe com seus seguidores

Processo ajuda a reduzir as emissões de carbono ao mesmo tempo em que produz uma fonte de energia sustentável

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, desenvolveu uma "folha artificial" capaz de transformar gás carbônico (CO2) em Metanol. O processo, inspirado nas folhas das plantas, "imita a fotosíntese" mas é 10 vezes mais eficiente, segundo Yimin Wu, professor de engenharia que liderou a pesquisa.


De acordo com Wu, o processo usa gás carbônico e água como matéria prima, e óxido de cobre e a luz do sol como catalisadores para uma reação química. O resultado é a produção de metanol e oxigênio.

O pesquisador pretende usar gás carbônico produzido pela indústria do aço, automotiva ou de petróleo, convertendo o "lixo" em produtos químicos úteis. Além do benefício econômico, o processo pode ajudar a combater o aquecimento global, reduzindo as emissões de carbono e fornecendo uma fonte de energia sustentável.

Fonte: Fast Company

Aquecimento global biocombustível Combustível co2
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.