Jaguar revela conceito de carro autônomo para mobilidade urbana

Project Vector (Jaguar Land Rover)
Compartilhe com seus seguidores

Programa piloto com o Project Vector pode chegar às ruas em 2021

A Jaguar Land Rover revelou seu novo conceito de veículo elétrico, o Project Vector. O carro faz parte da missão estipulada pela empresa de atingir emissão zero de gases poluentes. O veículo elétrico é projetado para fornecer caronas autônomas em ambientes urbanos, e pode chegar às ruas em um programa de testes no começo do próximo ano.


O carro elétrico tem apenas quatro metros de comprimento, e sua bateria e o trem de força são embutidos em um piso plano. Em seu interior, as configurações podem variar de acordo com a quantidade de passageiros: pode ser definida para uso privado ou compartilhado, assim como para entregas de produtos.

O veículo foi desenvolvido no Centro Nacional de Inovação Automotiva da Universidade de Warwick, no Reino Unido, em contribuição com parceiros acadêmicos e do setor automobilístico. O conceito do novo carro da Jaguar Land Rover integra a plataforma do Vector com a infraestrutura das futuras cidades inteligentes.

"As futuras viagens urbanas serão um composto de veículos próprios e compartilhados, acesso a aplicativos de transporte e serviços sob demanda, assim como transporte público", explicou o diretor de projetos da Jaguar Land Rover, Tim Leverton. "Nossa visão mostra o veículo como uma parte flexível da rede de mobilidade urbana que pode ser adaptada para diferentes propósitos".

Este não é o primeiro veículo elétrico da empresa usado para transporte autônomo. A Waymo começou a testar o Jaguar I-Pace nas estradas no verão passado, e a montadora passou a testar carros autônomos que projetam sua trajetória na pista, para que todos saibam o próximo movimento do veículo. Mas esse veículo elétrico e autônomo pode estar pronto para rodar em breve.

Via: Engadget

carros e tecnologia Carro elétrico Jaguar Land Rover veículo autônomo carro autônomo veículo elétrico
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.