Hyundai mostra primeiro carro com painel solar no teto

Hyundai Sonata Hybrid (Foto: Hyundai)
Compartilhe com seus seguidores

Até 60% da energia da bateria do carro pode ser fornecida pelo teto solar, se ele ficar exposto ao sol durante seis horas.

Há quase um ano, a Hyundai revelou planos de equipar seus carros com painéis solares, e agora seu primeiro modelo equipado com um painel solar no teto está pronto. O novo Sonata Hybrid já está disponível na Coréia e deve chegar à América do Norte em breve, mas por enquanto não há planos para vendê-lo em outras regiões.


A Hyundai espera que, complementando a energia da bateria, o painel solar possa ajudar a melhorar a eficiência do combustível e reduzir as emissões de CO2. A montadora coreana disse que até 60% da energia da bateria do carro poderia ser fornecida pelo teto solar se ele fosse usado durante seis horas por dia. Em um ano, os painéis forneceriam energia suficiente para percorrer 1300km por ano.

A empresa acrescentou que seu híbrido tem um sistema de controle do motor melhorado para garantir que o uso de energia seja o mais eficiente possível. O site de notícias Digital Trends disse que ?os híbridos como o Sonata têm baterias menores do que os carros totalmente elétricos, então um teto solar pode fazer uma diferença maior na carga?. Mas também acrescentou que células solares podem adicionar custo e peso aos carros, e não está claro o quão efetivas elas serão na prática.

A Hyundai não é a primeira fabricante de automóveis a usar painéis solares em um veículo. Um sistema similar está  disponivel como opção no Toyota Prius, e o luxuoso Karma Revero também tem um. Além disso a Lightyear, uma startup holandesa, está trabalhando em um carro elétrico que usa painéis solares no capô e no teto para ajudar a carregar as baterias do veículo.

Via: BBC

Energia Solar Carro elétrico carros e tecnologia carros elétricos carro solar Hyundai
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.