Compartilhe com seus seguidores

Folha artificial transforma CO2 em combustível

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, desenvolveu um equipamento capaz de transformar gás carbônico em combustível. O processo foi inspirado nas folhas das plantas e imita a fotossíntese.

Segundo Yimin Wu, que liderou o projeto, o equipamento é dez vezes mais eficiente do que o processo natural feito pelas plantas. De acordo com Wu, o processo usa gás carbônico e água como matéria prima, e óxido de cobre e luz do sol como catalisadores da reação química. O resultado é a produção de álcool, que pode ser utilizado como combustível.

O objetivo dos pesquisadores agora é usar gás carbônico produzido pela indústria de aço, automotiva ou de petróleo, para converter resíduos em produtos químicos úteis. Além do benefício econômico, o processo pode ajudar a combater o aquecimento global ao reduzir as emissões de carbono e fornecer uma fonte de energia sustentável.

Aquecimento global biocombustível Combustível co2
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.