Explore o módulo de comando da Apollo 11 em realidade virtual

Apollo 11 modelo 3D (reprodução)
Compartilhe com seus seguidores

Em comemoração aos 47 anos de aniversário do pouso do homem na lua (comemorados ontem), o Instutito Smithsonian dos Estados Unidos criou um modelo 3D completo do módulo de comando da primeira espaçonave a pousar na lua. Tanto o exterior como o interior da nave podem ser visualizados no computador ou com equipamentos de realidade virtual.

O modelo tridimensional do interior da nave pode ser explorado por meio deste link. O módulo de comando foi a única parte da espaçonave a voltar sem danos da viagem até a Lua. Essa parte da espaçonave levou os astronautas Buzz Aldrin, Neil Armstrong e Michael Collins até a Lua, e depois ainda retornou até a Terra.

Escaneamento

Ao todo, a equipe do Smithsonian utilizou sete técnicas diferentes de escaneamento para capturar todos os detalhes de seu interior por meio de uma parceria com a empresa de software Autodesk . O modelo criado foi composto a partir de mais de um trilhão de imagens de alta resolução e de mais de um terabyte de dados comprimidos, segundo o instituto.

No entanto, o resultado (que pode ser visto por meio deste link) é bastante impressionante. Mesmo detalhes dos painéis e botões do módulo são visíveis no modelo 3D criado pelo instituto. Como não é possível entrar no módulo de comando mesmo durante exposições, por motivos de conservação, essa é a melhor maneira de conhecer o interior da espaçonave. 

Foi necessário contornar diversas superfícies reflexivas presentes no interior do módulo na hora de escaneá-lo. No entanto, o processo revelou detalhes sobre a espaçonave que nem mesmo os funcionários do Smithsonian conheciam. Por exemplo, as paredes dela contém mensagens escritas pelos astronautas, incluindo um calendário rudimentar foi por eles para "cronometrar" a viagem. O vídeo abaixo mostra como foi o processo:

Também é possível acessar, no site do projeto, uma versão baixável do modelo 3D, que pode ser descarregada no computador do usuário para tornar a exploração mais fácil. Lá também estão disponíveis arquivos com os dados da espaçonave para impressão em 3D, além dos dados "raw" dos escaneamentos realizados pelo Smithsonian e pela Autodesk.

Mais imagens e vídeos em alta resolução podem ser vistas por meio deste link.

Ciência Astronomia espaço
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.