Lua passará em frente a Saturno nesta quinta-feira

Lua e Júpiter (reprodução)
Compartilhe com seus seguidores

O satélite natural também passou a frente de Marte e Júpiter nos dois dias anteriores

Na próxima quinta-feira (20), será possível testemunhar um evento astronômico bastante intrigante: a Lua se aproximará de Saturno. Após a Lua de Neve, a primeira superlua de 2020, este é o próximo fenômeno envolvendo o nosso satélite natural. 


Anteriormente, nos dias 18 e 19 de fevereiro, foi possível ver a Lua passando à frente de Marte - fenômeno que foi observado por moradores da América do Norte - e Júpiter - visto da Antártica. O evento registrado é chamado de 'Ocultação pela Lua', e ocorre quando o astro passa à frente de outro. Um bom exemplo disso é o eclipse solar, quando a Lua passa pelo Sol.

Mesmo com algo parecido ocorrendo com outros planetas, não significa que poderá ser visto de qualquer lugar. No caso de Saturno, veremos apenas uma aproximação da Lua, evento que é conhecida como Conjunção. O "eclipse" do planeta, infelizmente, poderá ser visto apenas de fora da Terra

Será possível acompanhar a aproximação a olho nu, no entanto, para vê-lo com mais clareza, é necessário a utilização de um telescópio ou um excelente par de binóculos ? isso, para quem acordar bem cedo.

Para César Fuentes, astrônomo do Centro de Astrofísica e Tecnologia Relacionados, o acontecimento se trata de um fenômeno "não tão comum, porque o período de órbita de Marte, Júpiter e Saturno são extensos", isso impediria que eles estivessem posicionados de forma que a Lua passasse por cada um deles em dias seguidos.

Para mostrar a posição que cada planeta vai estar da Lua, a Associação de Astronomia Salvadorenha divulgou uma imagem que detalha como será a visualização de cada um dos fenômenos do ponto de vista de El Salvador, na América Central.

Vale lembrar que essa é apenas uma ilustração para mostrar como o fenômeno deve ocorrer. A posição de cada um dos planetas, bem como sua visualização é alterada de acordo aos diferentes locais do globo.

Infelizmente, como informado, os eventos envolvendo Marte e Júpiter já ocorreram. No entanto, Saturno ainda pode ser visto bem próximo da Lua no período que antecede a manhã de quinta-feira.

espaço Lua eclipse Saturno Ciência&Espaço
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.