Menu
Editorias

Novo vídeo mostra 10 anos de atividade do Sol em 6 minutos; assista

Rafael Rigues
SOL (NASA/SDO)
Compartilhe com seus seguidores

Equipe do Solar Dynamics Observatory compilou mais de 425 milhões de imagens de nossa estrela. Resultado mostra claramente as mudanças periódicas na atividade solar

A equipe do Solar Dynamics Observatory (SDO), satélite da Nasa que há 10 anos observa o Sol, compilou milhões de imagens em um vídeo que mostra uma década na vida de nossa estrela em pouco mais de uma hora.


Ao todo foram usadas 425 milhões de imagens em alta-definição do Sol, capturadas uma a cada 0,75 segundos entre 2 de junho de 2010 e 1º de junho de 2020. Elas registram luz ultravioleta, em um comprimento de onda de 17,1 nanômetros. Cada segundo do vídeo representa um dia na vida da estrela.

Uma versão condensada, com 6 minutos de duração, pode ser vista abaixo:

Durante o vídeo é possivel perceber claramente uma mudança na atividade solar, com períodos de menor atividade onde a superfície parece "calma" (chamados de "mínimo solar"), seguida de períodos muito mais turbulentos (o "máximo solar"). Eles correspondem a um ciclo que dura cerca de 11 anos, e culmina com a inversão dos polos magnéticos do Sol. Atualmente estamos em um mínimo solar, mas há indícios de que a estrela está despertando.

O estudo do Sol pelo SDO é importante por vários fatores. Além de entender o funcionamento do astro que torna possível a vida na Terra, também nos ajuda a compreender as tempestades solares, que sob condições específicas podem ser uma ameaça para toda nossa infraestrutura de telecomunicações.

Fonte: Live Science

Astronomia sonda espacial Sol Sistema Solar espaçonave espaçonaves Ciência&Espaço exploração espacial
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.