Telescópio voador Sofia revela nova imagem do centro da Via Láctea

SOFIA (Nasa)
Compartilhe com seus seguidores

Detalhes como aglomerados de estrelas e o buraco negro Sagitário-A, normalmente ocultos por nuvens de poeira galática, são claramente visíveis

A Nasa divulgou uma imagem incrivelmente detalhada do centro de nossa galáxia, obtida com o telescópio infravermelho Sofia, montado a bordo de um Boeing 747SP especialmente modificado. A imagem cobre uma área de 600 anos-luz de extensão e revela detalhes nunca antes vistos, geralmente ocultos por nuvens de poeira cósmica.


Entre os destaques da imagem estão o aglomerado dos arcos, com a maior densidade de estrelas na galáxia, e o aglomerado quíntuplo, que contém estrelas um milhão de vezes mais brilhantes que nosso sol. O buraco negro no centro da Via Láctea, chamado Sagitário-A, também é visível como uma mancha brilhante próximo ao centro da imagem.

A imagem é um composto de informações coletadas pelo Sofia com dados obtidos pelos observatórios espaciais Spitzer, da Nasa, e Herschel, da União Européia. Os dados foram obtidos em julho de 2019 durante a missão anual do Sofia em Christchurch, Nova Zelândia, onde os cientistas estudam os céus do Hemisfério Sul. O conjunto de dados completo e calibrado está atualmente disponível para astrônomos em todo o mundo para mais pesquisas.

"É incrível ver o centro de nossa galáxia em detalhes que nunca vimos antes", disse James Radomski, cientista da Associação de Pesquisas Espaciais de Universidades do Sofia Science Center, no Ames Research Center da NASA, no Vale do Silício. ?Estudar essa área foi como tentar montar um quebra-cabeça com peças faltando. Os dados da Sofia preenchem alguns dos buracos, colocando-nos significativamente mais perto de ter uma imagem completa?.

Fonte: Nasa 

missão espacial Telescópio Galáxia Via Láctea poeira espacial exploração espacial
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.