Compartilhe com seus seguidores

Astrônomos detectam oxigênio molecular em outra galáxia

Pesquisadores encontraram oxigênio molecular na galáxia Markarian 231, a mais de meio bilhão de anos-luz da Terra. Essa é a primeira vez que o elemento é encontrado fora do Sistema Solar e da Via Láctea.

Com um radiotelescópio, a equipe encontrou a assinatura espectral do oxigênio. A abundância de oxigênio em relação a hidrogênio por lá parece ser 100 vezes maior que a encontrada na nebulosa de Orion.

Isso pode significar que a galáxia está em uma versão intensa do processo de divisão de moléculas. Isso porque a Markarian 231 é uma galáxia de explosão nuclear, o que indica uma furiosa formação estelar.

Ainda podem ser necessárias mais observações para confirmar se os astrônomos estão corretos na interpretação dos resultados.

espaço Galáxia oxigênio
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.