Pérola escondida no HBO Go

De olhos bem fechados (Divulgação)
Compartilhe com seus seguidores

Em situações normais, qualquer filme de Stanley Kubrick nem precisaria ser recomendado, quanto mais estar numa seção chamada "Pérola Escondida". 

Acontece que seu último filme é de 1999, e para muitos jovens só interessa o que foi feito nos últimos cinco anos, sendo bem otimista.  

Bom, o filme que recomendo hoje é justamente o último realizado por Kubrick: De Olhos Bem Fechados. E é mais atual e moderno que 99,999% dos filmes lançados neste ano, sem exagero. 

Tom Cruise tem uma das melhores interpretações de sua carreira como o médico William Harford, que pira ao saber que sua esposa, Alice (Nicole Kidman), teve fantasias sexuais com outro homem. William vai à forra, à sua maneira. Seu objetivo é transar com todas as mulheres que vir pela frente, e nas andanças noturnas recebe um convite para uma orgia secreta misteriosíssima num casarão afastado de Nova York.

É perfeito para o cinema de Kubrick: ilusões a mil nesse casarão e em tudo que se faz ali. Mas o próprio filme é uma ilusão. Nova York foi recriada em Londres (porque Kubrick mal pisava em solo americano, tamanho o desgosto com sua terra natal). Uma das conversas antológicas do filme se dá com o diretor Sidney Pollack (não um mau diretor, mas certamente melhor como ator). Kidman e Cruise ainda eram casados quando o longa foi filmado, o que nos dá uma nova perspectiva do clima denso alcançado por eles sob a batuta de Kubrick. 

Tem mais. O diretor mostrou a cópia final de De Olhos Bem Fechados para a Warner e morreu poucos dias depois. Foi um lançamento póstumo, o que dá um caráter um tanto lúgubre ao filme (e isto o favorece). Por fim, o final é tão audacioso e remodelador de nosso entendimento que custamos a crer que o filme terminou de fato.

O roteiro do longa foi escrito pelo próprio Kubrick e por Frederic Raphael, baseado no romance Traumnovelle, de Arthur Schnitzler. Em inglês o livro se chama Dream Story, numa tradução fiel ao original alemão. No Brasil foi lançado como Breve Romance de Sonho. Creio não precisar dizer mais nada a partir dessa informação. 

Mesmo sem ela, o espectador perceberá que se trata de uma obra de arte majestosa, que jamais deveria estar escondida.


Filmes Streaming filmes online Filmes&Series HBO GO
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.