Logo Olhar Digital (Olhar Digital)
Compartilhe com seus seguidores

O poder dos cliques. Na palma das mãos toques viram cifras

Fenômeno mundial a relação do ser humano com seus smartphones é uma realidade incontestável e o 'vício' em apps atrai investimentos de empresas vorazes em fazer cliques virarem negócios

Se há dez anos alguém dissesse que com apenas um toque na tela do celular seria possível comprar uma passagem aérea; alugar um apartamento; agendar uma consulta médica; fazer uma transferência bancária; conferir as ofertas e pratos do dia; enfim, que teríamos uma infinidade de opções de negócios, você acreditaria? Imaginaria que estaria tudo ali? Pronto. É só clicar e voilà, negócio fechado. Almoço garantido. Viagem comprada. Transferência realizada. Consulta agendada. Tudo com um único clique. Acho que no mínimo você duvidaria de tamanha evolução, não é mesmo?

Mas hoje esta é a realidade que faz parte da rotina de quase toda uma sociedade, que já dedica grande parte do tempo com o celular nas mãos. O brasileiro, por exemplo, passa em média 4h21 por dia conectado em um dispositivo móvel, segundo relatório da plataforma de gerenciamento de redes sociais Hootsuite. É como se o aparelho tivesse se tornado uma extensão do próprio corpo. Para nutrir essa necessidade constante de conexão, empresas de todo o mundo contam com um gigantesco aparato tecnológico, abastecido por um dos mais poderosos aliados da atualidade: a Inteligência Artificial. Ela, que desembarcou neste terreno há pouco mais de dois anos, conquistou de vez o mundo corporativo, fornecendo às empresas dados fundamentais para impulsionar negócios e gerar lucros.

Com inovação e tecnologia únicos, as máquinas coletam as informações que alimentam as companhias e dão gás às suas empreitadas. Trabalhando full time, são robôs que estão por toda a parte. Nos bastidores das pequenas, médias e grandes corporações, colhendo e enviando respostas rápidas, mostrando os caminhos e soluções tecnológicas que atendem as necessidades de consumidores e marcas. É uma verdadeira revolução acontecendo diante de nossos olhos, mudando a forma de conduzir negócios, sistemas e processos.

 

Um toque pode fazer a economia girar

O cenário mostra claramente que hoje um dos campos onde a Inteligência Artificial virou protagonista foi o da publicidade em dispositivos móveis. É onde vemos todo o potencial dele, e como o marketing se alia à esta tecnologia para se aperfeiçoar e, consequentemente, garantir performance e resultados de conversão nos anúncios.

Fenômeno mundial incontestável, o mercado de apps é a verdadeira ?menina dos olhos? da indústria publicitária. Fomentando negócios nos quatro cantos do mundo, o segmento segue em ritmo frenético. De acordo com o portal App Annie, só no ano passado foram feitos mais 50 bilhões de downloads em celulares, tablets e peças do tipo. Braço direito do setor, a IA ajuda a produzir conteúdos e campanhas mais personalizadas, com um direcionamento assertivo, que propiciam engajamento maior dentro da plataforma.

Caminhando a passos largos, o Brasil vem mostrando potencial gigante para o setor. No ano passado despertou de vez a atenção do mercado de anúncios pagos, chegando a movimentar cifras que superaram mais de US$ 3 bilhões. Foi quando a classe empresarial notou que o consumidor brasileiro está hoje muito mais que conectado. Ele tem fome de tecnologia. Fala, joga, curte, compartilha, interage e compra. Ao perceberam essa transformação do perfil, os anunciantes passaram a investir tanto no setor, que a telefonia móvel nacional abocanhou nada menos que metade do mercado digital da América Latina, totalizando US$ 5,29 bilhões.

Focadas em atrair e reter seus usuários dentro de uma plataforma de negócios, as companhias investem e veem aumentar suas receitas através de campanhas em aplicativos móveis. A medida vem dando tão certo, que há muito tempo deixou de ser apenas uma tendência e virou regra dentro das principais corporações. Não à toa, agências e profissionais de marketing se debruçam sobre pesquisas e os bilhões de pontos de dados de clientes, para terem um campo de visão concreto sobre as formas de atuar no marketing de aplicativos.

 

IA e o marketing na geração de negócios

Considerado pelo renomado cientista americano Stephen Hawking uma das mais importantes invenções da humanidade, a Inteligência Artificial é uma das mais poderosas aliadas das corporações em todo o mundo. Ela é praticamente o oxigênio que empresas e indústrias têm respirado em busca de soluções e métodos eficazes na geração de negócios.

Fornecendo uma infinidade de dados preciosos, que são as matérias-primas, para que as companhias consigam definir estratégias de mercado e ações e marketing eficientes, a IA tem permitido que as empresas entendam seus nichos e se conectem a ideias inovadoras para, por exemplo, produzir campanhas publicitárias eficazes, cuidadosamente pensadas desde o lançamento, passando pelo crescimento, até a retenção dos usuários. Essa tríade bem executada vai garantir uma abordagem mais envolvente de usuários dentro das plataformas.

Com a IA promovendo uma revolução tecnológica no mercado global, o atual universo do mobile marketing não pode ficar para trás e precisa beber dessa fonte. Porque não basta apenas ser visto. É preciso atrair atenção, gerar views e buzz, promover engajamento, interação. Por isso, usar e abusar do potencial desta tecnologia pode ser a melhor aposta para transformar cliques em negócios.

Marketing Inteligência Artificial marketing digital
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.