Menu
Editorias

Doria afirma que vacinação contra Covid-19 será obrigatória em SP

coronavac, doria, sinovac (Divulgação/Governo de SP)
Compartilhe com seus seguidores

Governador diz que, se Anvisa der sua aprovação para a CoronaVac, só estarão isentos da vacinação quem apresentar atestado médico

Contrariando Jair Bolsonaro, que havia afirmado que só se vacinaria contra Covid-19 no Brasil quem quisesse, João Doria, governador de São Paulo, anunciou nesta sexta-feira (16), que a vacinação contra a doença no estado será compulsória se a Anvisa der o aval para a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan.


Doria não deu muitos detalhes sobre o plano, mas já vinha dando indícios sobre essa proposta em coletivas anteriores. Agora, confirmou que deve levá-la adiante quando tiver a vacina aprovada. As únicas exceções serão as pessoas que apresentarem atestados médicos que as isentem de receber a vacina. O governador também reforçou que adotará ?medidas legais se houver contrariedade nesse sentido?.

A lei 13.979/2020, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em fevereiro, no início da pandemia, está ao lado de Doria no tema da obrigatoriedade da vacinação. O artigo 3º da lei e o inciso III abrem a possibilidade de autoridades determinarem a realização compulsória de vacinação e outras medidas profiláticas.

O que não se sabe ainda é o quão eficaz a CoronaVac é, e se ela será aprovada pela Anvisa. Os estudos preliminares foram concluídos, e o governo indica que as pesquisas devem ser apresentadas à Anvisa na segunda-feira (19). A expectativa é ter um parecer positivo para iniciar a distribuição ainda neste ano, em 15 de dezembro, mirando primeiro profissionais de saúde, seguido de professores e grupos de risco.

O Butantan já afirmou que buscará o registro da vacina se ela apresentar uma eficácia mínima de 50%, que também é o patamar mínimo anunciado pela Anvisa, seguindo a mesma indicação do FDA nos Estados Unidos.

vacinação João Doria vacina coronavirus covid19
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.