Sintomas iniciais da Covid-19 incluem problemas digestivos, diz estudo

COVID-19 (Reprodução)
Compartilhe com seus seguidores

Pesquisadores analisaram 204 casos na província de Hubei, na China, e descobriram que quase 50% deles tinham sintomas como diarréia, vômito e dores abdominais

Segundo um estudo conduzido por pesquisadores chineses e publicado nesta quinta-feira, 19, no Jornal Americano de Gastroenterologia, problemas gastrointestinais como diarreia, vômito e dores abdominais podem ser sintomas iniciais da Covid-19.


O estudo analisou dados de 204 pacientes da província de Hubei, na China, e identificou que 99 deles, ou 48,5%, tinham ?um ou mais sintomas digestivos como sua principal queixa?. Destes 99, 92 desenvolveram também os sintomas respiratórios típicos da doença (tosse seca, dificuldade de respirar), enquanto outros 7 tiveram apenas os sintomas digestivos.

Além disso, os pesquisadores descobriram que os sintomas digestivos não só podem ser sinais iniciais da doença, como também que os pacientes que os reportaram tiveram uma forma mais severa da Covid-19.

?Além disso, à medida que a gravidade da doença aumentava, os sintomas digestivos se tornavam mais pronunciados. Pacientes sem sintomas digestivos eram mais propensos a serem curados e receber alta no momento deste estudo do que pacientes com sintomas digestivos", disseram os autores do estudo.

?[...] os médicos devem ter em mente que sintomas digestivos, como diarreia, podem ser uma característica do COVID-19 que surge antes dos sintomas respiratórios e, em raras ocasiões, são o único sintoma do COVID-19. Os médicos devem aumentar seu índice de suspeita quando pacientes em risco, como aqueles expostos ao COVID-19, apresentam febre e sintomas digestivos, mesmo na ausência de sintomas respiratórios?, escreveram os autores do estudo. "Esse conhecimento pode ajudar na identificação do COVID-19 nos estágios iniciais, no início mais rápido do tratamento e da quarentena e na menor exposição às pessoas ao redor".

Fonte: Fox News

coronavirus covid19
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.