Compartilhe com seus seguidores

O que é cloroquina?

Em tempos de incertezas e preocupações causadas pela pandemia de Covid-19, qualquer substância que possa ajudar no combate ao novo coronavírus é vista com otimismo. Nesse cenário, o medicamento cloroquina ganhou o noticiário na semana passada.

Usada no tratamento de malária, lupus e artrite reumatoide, ela ganhou destaque depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que resultados iniciais mostram que seu uso pode melhorar a situação de contaminados pelo novo coronavírus. No sábado, o presidente Jair Bolsonaro pediu que se aumente a produção da substância no Brasil. Muitos especialistas, entretanto, questionam sua eficácia no tratamento de Covid-19.

As declarações de Trump e Bolsonaro, somadas ao medo causado pela epidemia de Covid-19, fizeram muitos comprarem o medicamento nas farmácias brasileiras. O resultado? Pacientes com lupus, artrite reumatoide e malária ficaram sem um medicamento essencial em seu tratamento.

Com a falta do medicamento para doentes que realmente precisam dele, a Anvisa determinou que ele só pode ser vendido com a apresentação de receita médica. A automedicação com cloroquina não é recomendável. Além de não ser comprovadamente efetiva no combate ao novo coronavírus, usá-la pode causar efeitos colaterais e sequelas.

Por enquanto, o melhor a fazer é seguir as recomendações das autoridades médicas. Então, lave as mãos com frequência, evite contato com outras pessoas e fique em casa.

Jair Bolsonaro donald trump anvisa coronavirus covid19 cloroquina
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.