Como apagar os arquivos da atualização de maio do Windows 10

Windows 10 (Reprodução)
Compartilhe com seus seguidores

Nova atualização do Windows 10 mantém os seus arquivos ocupando espaço em disco no computador mesmo após ela ser instalada. Saiba como removê-los!

Durante este mês de maio, a Microsoft liberou uma grande atualização para o Windows 10, que adicionou novos recursos e melhorou a estabilidade do sistema. Em meio a isto, como é padrão do sistema operacional, alguns usuários devem ter se deparado com pouco espaço em disco após ter feito a sua instalação.


No caso, este problema ocorre porque a Microsoft não apaga os arquivos de uma atualização de forma instantânea, já que eles podem ser uma forma de restaurar o sistema caso algo de errado venha a ocorrer. Entretanto, se você está precisando de um espaço a mais no seu HD, veja este tutorial do Olhar Digital de como apagar os arquivos da atualização de maio do Windows 10.

Importante

Assim como foi dito acima, é preciso dizer que após os arquivos da atualização do Windows 10 de maio serem apagados, não será possível retornar a versão anterior do sistema operacional. Desta forma, antes de realizar um dos procedimentos descritos abaixo, certifique-se que tudo esteja funcionando nesta versão do sistema.

O método oficial

Estando ciente dos riscos mencionados acima, o Windows 10 tem em suas configurações uma opção especial para apagar os arquivos de atualização. Para isto, siga estes passos:

  1. Pelo menu Iniciar, abra o ?Painel de controle?;
  2. Certifique-se que o modo de exibição esteja para ?Ícones? e entre em ?Ferramentas administrativas?;

  3. Abra a fermenta de ?Limpeza de discos?. Às vezes, esta função demora alguns segundos para ser carregada;

  4. Selecione o item ?Instalação(ões) anterior(es) do Windows? e clique em ?Ok?.

O método não oficial

Além do método demonstrado acima, existe uma forma não oficial de apagar os arquivos de atualização do Windows 10 de forma bem simples. É claro, que por não se tratar de uma forma oficial, este método não é o mais recomendado. Veja:

  1. Aperte junto as teclas ?Win + R? e no ?Executar?, entre com este comando: %Windir%\SoftwareDistribution;

  2. Selecione todo o conteúdo da tela, pressione junto as teclas ?Shift + Del? e confirme a exclusão dos arquivos;

  3. Agora, aperte junto novamente as teclas ?Win + R? e entre com o comando: cmd;

  4. Então, execute este comando: TAKEOWN /f Windows.old /a /r;

  5. Após a sua execução, utilize este comando: attrib -r -a -s -h C:\Windows.old /S /D;

  6. Por fim, use este comando para apagar a pasta Windows.old: RD /s Windows.old. Na mensagem que aparece, aperte a tecla ?S?.

Depois de ter realizado este procedimento é recomendado que você reinicie o computador. No caso desta máquina do Olhar Digital, como é possível ver acima, remover estes arquivos liberavam um pouco mais de 20 GB de espaço em disco.

Windows Dicas Windows 10 Dicas&Tutoriais
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.