Como desabilitar a reprodução automática de sons e vídeos no Firefox

Alvaro Scola
Firefox (Reprodução/Pixabay)
Compartilhe com seus seguidores

Nova versão do navegador traz opção para bloquear a reprodução automática de áudios e vídeos de sites. Veja como configurá-la!

Ao utilizar o computador para navegar na internet, é bem comum que ao navegar na internet, você deixe um vídeo rodando ou até mesmo uma música sendo reproduzida. Entretanto, algo que pode acabar atrapalhando este momento são os sites, que executam conteúdos de mídia de forma automática, ou seja, sem o seu consentimento.


Se você utiliza o Firefox, a boa notícia é que os seus desenvolvedores implementaram uma nova opção em sua última versão, que bloqueia a execução automática de tais elementos de sites. A seguir, veja como bloquear a execução automática de sons e vídeos de sites no Firefox.

Importante

Assim como foi dito acima, esta nova função do Firefox é oficial e você não precisará fazer a instalação de qualquer complemento para poder utilizá-la.

Como bloquear a reprodução automática de sons e vídeos no Firefox

Apesar de ser um recurso bem útil, esta nova função do Firefox nem sempre vem habilitada por padrão para todos os seus utilizadores. Veja como ativá-la:

  1. Abra o Firefox normalmente e verifique se o navegador está atualizado para a sua última versão;

  2. Em qualquer página no navegador, toque no botão representado por ?três linhas? e entre em ?Opções?;

  3. Na nova tela, entre em ?Privacidade e Segurança?;

  4. Na página carregada, clique em ?Configurações? ao lado de ?Reprodução automática?;

  5. Na janela que aparece, você poderá escolher qual o tipo de conteúdo a ser bloqueado. Então, clique em ?Salvar alterações?.

Caso acabe acessando algum site onde desejar liberar a reprodução automática, o processo para desbloqueá-lo, é um pouco diferente, mas simples. Assim como mostra a imagem abaixo, basta clicar no ícone do ?Play?, que está ao lado do endereço do site e, em ?Reprodução automática?, permitir a execução do conteúdo.

Pronto! Agora, você já sabe como impedir a reprodução automática de sons e vídeos em sites utilizando o Firefox.

Navegadores Firefox Dicas Dicas&Tutoriais
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.