Como desabilitar o recurso de suspensão de guias do Firefox

Alvaro Scola
Firefox (Divulgação)
Compartilhe com seus seguidores

Nova função do Firefox desabilita abas que não estão ativas, fazendo com que sites sejam recarregados várias vezes. Saiba como desabilitá-la!

O navegador Firefox recebe atualizações constantes, que servem tanto para trazer recursos novos quanto para melhorar o seu desempenho. Em sua versão de número 67, entretanto, o navegador ganhou uma nova função, que apesar de ser ótima para computadores com menos memória, atrapalha quem possui uma boa máquina.


O recurso em questão atua suspendendo as guias que não estão ativas no navegador, ou seja, ao trocar de abas, você recarregará as páginas, o que leva um tempo considerável. A seguir, veja como desabilitar o recurso de suspender guias automaticamente no Firefox.

Como desabilitar a suspensão automática de abas no Firefox

Diferente do que ocorre com algumas funções mais tradicionais, este novo recurso precisa ser desabilitado nos parâmetros do navegador, que não é acessado por seus menus convencionais. Confira o passo a passo para saber como prosseguir:

  1. Abra o navegador normalmente e acesse o endereço: about:config;

  2. Na mensagem que surge, clique em ?Eu aceito o risco!?;

  3. Procure pelo seguinte item: browser.tabs.unloadOnLowMemory. Ao encontra-lo, dê um clique duplo no valor ?true?;

  4. Com o valor agora definido para false, reinicie o navegador.

A partir deste momento, o Firefox não fará mais a suspensão das abas que não estão sendo exibidas. Caso o resultado seja diferente do esperado, basta você repetir os passos acima e retornar o valor da função alterada para ?true?.

Navegadores Firefox Dicas Dicas&Tutoriais
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.