Ao navegar na internet, não é incomum que você abra um site que tenha um vídeo sendo carregado em sua página e com a reprodução automática ativa. Isso pode ser um incômodo por diversos motivos, como o volume estar alto ou ter o áudio de outro processo sendo interrompido.

Se você utiliza o Firefox ou o Chrome como navegador, a boa notícia é que você pode parar a reprodução automática de qualquer vídeo deste tipo sem precisar instalar nada no computador. A seguir, veja como configurar o Firefox e o Chrome para não reproduzirem vídeos de forma automática:

Firefox

  1. Acesse este endereço no navegador: about:config?filter=autoplay;

    Reprodução

  2. Dê um clique duplo em “media.autoplay.default” e defina o valor para 1;

    Reprodução

  3. Reinicie o navegador.

Neste momento, o Firefox já estará impedindo a reprodução automática de vídeos. Se preferir, ao usar o valor “2” no lugar do “1”, é possível definir quais vídeos podem ser executados automaticamente por sites.

publicidade

Chrome

  1. Acesse este endereço no Google Chrome: chrome://flags/#autoplay-policy;

    Reprodução

  2. Em “Autoplay policy”, escolha a opção “Document user activation is required”;

    Reprodução

  3. Reinicie o navegador.

Pronto! Dessa forma, você não será mais atrapalhado por qualquer vídeo que comece a ser reproduzido sem a sua autorização. Todas as mudanças feitas nos navegadores exibidas neste tutorial podem ser revertidas no mesmo lugar em que foram feitas as modificações.