Como habilitar o DNS sobre HTTPS no Firefox

Firefox (Foto: reprodução)
Compartilhe com seus seguidores

Novo recurso do navegador Firefox pode lhe deixar mais seguro ao navegar na internet. Veja como ativá-lo!

Ao navegar na internet, principalmente em sites desconhecidos, é claro, os seus dados podem acabar sendo expostos, o que pode lhe causar algum transtorno. Felizmente, um recurso que está em alta é o do DNS sobre HTTPS, que ainda está disponível apenas para alguns navegadores, como o Firefox.


Apesar de ser um recurso bem importante e que lhe mantém um pouco mais seguro, esta função não vem ativada por padrão e fica até mesmo um pouco escondida nas configurações do navegador. A seguir, veja como ativar corretamente o HTTP sobre DNS para os navegadores Firefox.

Importante

Esta nova função já está disponível na versão estável do navegador Firefox, ou seja, não é necessário obter uma versão de testes para fazer o uso dela. Caso ela lhe traga algum problema, como para acessar um site, ela também pode ser desabilitada a qualquer momento.

O que é o DNS sobre HTTPS

Ao acessar um site na internet, você sempre depende de um protocolo para que isso seja feito. Durante muito tempo, o protocolo padrão acabou sendo o HTTP, que agora começa a ser menos seguro por conta de tecnologias, que foram surgindo.

Ao ativar a função mencionada abaixo, na prática, você não verá uma diferença ao navegar na internet. Entretanto, o Firefox sempre priorizará a utilização do HTTPS, nos sites que já possuem este protocolo implementado.

Como ativar o DNS sobre HTTPS no Firefox

A configuração no Firefox acaba ficando no seu menu de redes e pode ser habilitada em poucos passos. Confira como fazer:

1. Abra o Firefox normalmente no computador e verifique se ele está atualizado para a sua última versão;

2. Agora, clique no botão representado por ?três linhas? e entre em ?Opções?;

3. Desça até o final da tela da configuração geral e clique em ?Configurar conexão...?, que deve estar dentro de ?Configurações de rede?;

4. Marque a caixinha que está ao lado de ?Ativar DNS sobre HTTPS? e escolha uma das opções disponíveis. Caso o seu servidor predileto não esteja na lista, basta usar a opção ?Personalizado? e colocar o IP manualmente do serviço desejado;

5. Para saber se a configuração surtiu o efeito esperado, você pode acessar este link da Cloudflare e verificar as opções conforme sugere a imagem abaixo. Caso queira deixar o DNS da Cloudflare como o padrão em seu PC, você pode ver este guia de como configurá-lo do Olhar Digital.

Pronto! Agora, você já sabe como configurar o Firefox para usar o recurso de DNS sobre HTTP para ficar mais seguro ao navegar na internet. Caso a nova função lhe traga algum problema, basta desmarcar a caixinha vista no quarto passo deste tutorial.


Firefox Dicas DNS Dicas&Tutoriais http
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.