Como habilitar o velocímetro do Google Maps

Alvaro Scola
Google Maps (Divulgação)
Compartilhe com seus seguidores

O modo de navegação do Google Maps para Android ganhou um velocímetro recentemente, mas que vem desativado. Aprenda já como habilitá-lo!

O Google Maps é um dos aplicativos mais utilizados para se obter informações sobre rotas, lojas e demais serviços da região onde você está. Por sua vez, muito utilizado como um GPS, recentemente o programa ganhou uma nova função, que é a do velocímetro para lhe ajudar a não tomar multas e, é claro, estar mais no controle da velocidade de seu carro.


Entretanto, para muita gente que utiliza o sistema de navegação do Google, a opção do velocímetro não acabou aparecendo, mas isto ocorre pois o Google Maps não habilita o velocímetro por padrão dentro do aplicativo, sendo necessário ativá-lo manualmente. A seguir, veja como habilitar ou desabilitar o velocímetro do Google Maps.

Como habilitar o velocímetro do Google Maps

Até o momento da publicação desta matéria, a função de velocímetro do Google Maps por enquanto está restrita a versão para Android do aplicativo, ou seja, ainda não existe uma forma manual de se habilitar tal recurso no iOS (o sistema do iPhone). Confira:

  1. Acesse a Google Play e verifique se o Google Maps está atualizado para a sua última versão;

  2. Abra o Google Maps, toque no ícone representado por ?três linhas? e entre em ?Configurações?;

  3. Na nova tela, clique em ?Configurações de navegação? e, em ?Opções de direção?, habilite a chavinha do ?Velocímetro?.

Depois de ter habilitado a opção de velocímetro, tudo o que você precisa fazer é iniciar uma rota ou trajeto utilizando a opção do carro como meio de transporte. Então, quando o modo de navegação estiver ativo, você verá o velocímetro na parte inferior esquerda da tela.

Pronto! Agora, você já sabe como habilitar e utilizar o velocímetro do Google Maps no Android para evitar problemas com multas.

Android Dicas Google Maps Dicas&Tutoriais
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.