Como remover o acesso a câmera de aplicativos no Windows 10

Alvaro Scola
Windows 10 (Gerd Altmann / Pixabay)
Compartilhe com seus seguidores

Configuração padrão do Windows deixa aplicativos com acesso a sua câmera sem que você saiba. Veja como resolver este problema!

O Windows 8 apresentou muitas mudanças quando surgiu, que começaram por exemplo com uma loja de aplicativos própria. O Windows 10 trouxe muitas melhorias e mudanças, sendo que algumas delas podem não ser tão agradáveis, como conceder o acesso a alguns recursos de seu PC sem que você saiba.


Por exemplo, um dispositivo que pode estar sendo acessado sem o seu consentimento fica por conta de sua câmera ou webcam, que graças aos apps nativos do Windows, vem com o acesso habilitado por padrão para alguns programas. A seguir, veja como conceder ou remover o acesso a sua câmera no Windows 10.

Importante

O processo exibido abaixo não traz riscos ao computador por ser tratar de uma função do próprio Windows 10. Caso seja necessário, a qualquer momento você também pode reverter as alterações que realizar.

Como habilitar ou desabilitar o acesso a câmera para apps dos Windows

Assim como foi dito acima, o processo a seguir é bem simples de ser realizado e não envolve mexer no registro do Windows 10 ou qualquer alteração não oficial. Confira:

  1. Aperte junto as teclas ?Win + I? para abrir a tela de ?Configurações? do Windows e entre em ?Privacidade?;

  2. No menu localizado a esquerda, clique em ?Câmera?;

  3. Se você deseja desativar por completo o acesso a câmera para todos os apps, desmarque a chavinha da opção ?Permitir que os aplicativos acessem a sua câmera?;

  4. Caso contrário, role a tela para baixo e escolha quais apps podem ter este tipo de acesso;

  5. Por fim, caso você deseje desabilitar o acesso a câmera para aplicativos de fora da Windows Store, desmarque a chavinha de ?Permitir que os aplicativos da área de trabalho acessem a câmera?.

Pronto! Após ter realizado esta configuração, não é necessário reiniciar o computador ou fazer qualquer outra alteração. Vale lembrar que, os aplicativos devem continuar funcionando mesmo com esta mudança, tendo apenas os seus recursos relacionados a câmera restringidos e, qualquer alteração feita aqui, pode ser revertida por você quando julgar necessário.

Windows Dicas Windows 10 Dicas&Tutoriais
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.