Como turbinar o seu PC ou notebook antigo com o Chrome OS

Pessoa utilizando notebook (iStock - Max Kegfire)
Compartilhe com seus seguidores

Versão modificada do Chrome OS pode ajudar você a usar o seu notebook ou PC antigo com mais velocidade rodando até mesmo aplicativos do Linux e do Android. Confira!

Com o passar do tempo, é bem comum que você acabe trocando de computador ou notebook devido as novas tecnologias e a velocidade dos aparelhos mais antigos que vai se deteriorando. Para não ter de desperdiçá-los, é claro, existem algumas soluções, como distribuições Linux que tem como foco um baixo consumo de recursos do hardware.


Uma outra solução interessante para esses aparelhos também é fazer o uso do Chrome OS neles, que tem recebido recursos interessantes como a possibilidade de utilizar aplicativos do Android e até mesmo do Linux sem deixar de ser um sistema extremamente leve. A seguir, veja como instalar o FydeOS em seu computador, um sistema baseado no Chrome OS com seus principais recursos.

O FydeOS

O Olhar Digital já cobriu o assunto de como instalar o Chrome OS em um computador anteriormente com uma solução da Neverware CloudReady, que apesar de funcionar bem, ainda esbarra em algumas limitações em respeito aos recursos disponíveis. O FydeOS, por sua vez, é uma versão chinesa modificada do Chrome OS, que traz como destaque a possiblidade mencionada acima de rodar aplicativos do Linux e do Android, o que lhe deixa com um PC praticamente completo.

Apesar de se tratar de uma distribuição chinesa, é possível utilizar o FydeOS em português, assim como será mostrado neste tutorial. Também, vale lembrar, é claro que o Chrome OS não é um sistema tão completo quanto o Windows ou o Linux e, assim, ele é recomendado para quem esteja querendo dar uma nova vida a um notebook ou PC antigo, que já não oferece uma performance tão satisfatória.

O que é necessário para rodar o FydeOS

Para poder rodar e até mesmo instalar o FydeOS no computador é necessário estes itens:

  • 1 pendrive com 8GB ou mais de espaço de armazenamento;
  • 1 PC para poder escrever a imagem do sistema no Pendrive;
  • 1 número de telefone para a ativação de sua conta.

Para os nossos testes, nós utilizamos um computador com o processador Celeron e 4 GB de memória RAM. Entretanto, fica o aviso de que o nosso touchpad não foi reconhecido, algo que pode ser uma questão de falta de drivers para o modelo de nosso notebook. Assim, nós também precisamos conectar um mouse USB para usá-lo, o que foi reconhecido sem problemas.

Como rodar o FydeOS em seu PC sem instalá-lo

O processo para colocar o FydeOS no pendrive é bem simples, sendo praticamente o mesmo que se faz para rodar uma distribuição Linux. Confira:

1. Acesse essa página e realize o download do FydeOS conforme mostra a imagem abaixo;

2. Acesse esse outro link para realizar o download do programa Balena Etcher e faça a instalação dele em sua máquina;

3. Com tudo pronto, abra o programa Etcher e clique em ?Select image? para escolher o arquivo do FydeOS que você realizou o download. Então, no campo ao lado, selecione o pendrive desejado para receber o FydeOS;

4. Aguarde o processo ser realizado. Ele demora de acordo com a velocidade de seu PC e pendrive.

Agora que o FydeOS já está presente em seu pendrive, chegou a hora de rodá-lo em seu computador. Vale lembrar que o FydeOS pode rodar direto do pendrive sem a necessidade de instalá-lo no HD como mostraremos mais adiante. Devido ao sistema não funcionar em máquinas virtuais e não ter suporte a screenshots antes de estar configurado, o processo abaixo está ilustrado com fotos. Assim, primeiro veja apenas como rodá-lo direto do pendrive:

1. Ao ligar o computador, pressione a tecla F2, F8, F10 ou F12 para acessar o seu menu de boot. A tecla utilizada pode variar de acordo com a fabricante de seu notebook ou placa mãe;

2. Então, escolha o pendrive como a opção de boot principal. Em alguns casos, pode ser necessário entrar na BIOS do computador e desabilitar a opção ?Secure Boot? para que o FydeOS funcione;

3. Escolha a opção ?boot FydeOS image A?.

Após alguns segundos ou minutos, você deverá se deparar com a primeira tela do FydeOS, que está em chinês, mas já mostraremos a seguir tanto como mudar o seu idioma, quanto fazer a sua configuração inicial. Seguem os passos:

1. Na primeira tela do sistema, clique no botão que tem como ícone um ?globo?;

2. Então, clique no primeiro campo para poder escolher o idioma desejado. Ali, está presente o ?português (Brasil)?, que usaremos neste tutorial;

3. No campo de baixo, selecione o tipo de seu teclado e clique em ?ok?;

4. De volta a tela inicial, clique em ?Vamos lá?;

5. Agora, selecione uma rede Wi-Fi para se conectar e digite a sua senha;

6. Leia os termos de uso do sistema e, estando de acordo com eles, desça a sua barra de rolagem para liberar o botão ?Agree and continue?. Então, clique nele;

7. Na nova tela, clique em ?More options? e selecione a opção ?Create account?. Nesse momento, caso você clique em ?Guest Mode? é possível testar o sistema sem criar uma conta, mas você não terá acesso a maioria dos recursos dele;

8. Para prosseguir com a criação da conta será necessário fornecer um endereço de e-mail e um número de celular para o envio de um código SMS, que será utilizado para ativar o sistema.

Como instalar o FydeOS no computador

Com o procedimento descrito acima, você já está rodando o FydeOS no seu computador, mas a partir de um pendrive, o que traz algumas limitações como pouco espaço de armazenamento e até uma velocidade menor nas ações realizadas nele.

Para instalá-lo no seu HD, o processo é um pouco mais chato, já que envolve linhas de comando. Antes de prosseguir, vale lembrar que esse processo a seguir apaga tudo que está em seu HD, portanto, faça um backup do que for importante. Veja:

1. Na tela inicial do sistema, após repetir o processo de boot já descrito anteriormente, pressione junto as teclas ?Ctrl+Alt+F2?;

2. Utilize a palavra ?chronos? sem as aspas para fazer o login solicitado. Caso o sistema lhe peça uma senha, a palavra a ser usada também é ?chronos? sem as aspas;

3. Entre com o comando ?lsblk? também sem as aspas e aperte ?Enter?;

4. Localize o seu HD e guarde o nome dele para usar o seguinte comando: sudo /usr/sbin/chromeos-install --dst /dev/(unidade de disco). Geralmente, a unidade padrão para instalar o sistema é a ?sda?, entretanto, como pode ser visto em nossa imagem, o nosso HD é outra unidade. Assim, recomendamos também identificar a unidade certa pelo tamanho do espaço em disco;

5. O processo avisará que todos os seus dados serão apagado e, também perguntará se você deseja prosseguir. Aperte a tecla ?Y? e aguarde o processo ser realizado, ele demora um pouco;

6. Desligue o seu computador;

7. Ao ligá-lo, mais uma vez, entre na sua BIOS e defina o seu HD como o dispositivo principal para Boot;

8. Com o Fyde OS carregado, você deve repitir o processo de configuração inicial de sua conta, o mesmo que foi exibido acima para rodá-lo a partir de um pendrive.

Configurando o FydeOS para rodar aplicativos do Android

Após acabar a instalação do FydeOS, apesar de ele suportar os aplicativos para Android e Linux, você deverá notar que ele não vem com a Play Store pré-instalada ou até mesmo já configurado. Para o caso do Android, até existe a possibilidade de instalar a Play Store no Fyde OS, mas em nossos testes e conforme relatos do XDA-Developers, nenhum dos métodos testados são estáveis. Aqui, no Olhar Digital, até conseguimos instalar a Google Play, só que ela não passava da tela de login, além de trazer com frequência a mensagem de ?Este app apresenta travamentos constantes? do Android.

Assim, para habilitar o suporte ao Android no sistema, primeiro, siga estes passos:

1. Abra a gaveta de aplicativos do sistema e clique no ícone de ?Configurações?;

2. Já na janela que surge, habilite a caixinha conforme mostra a imagem abaixo e clique no botão azul.

A partir desse momento, os aplicativos baixados no formato APK poderão ser rodados dentro do FydeOS como um aplicativo comum do Android. Como sugestão, nós recomendamos que você opte por fontes confiáveis para obter esses arquivos como o APKMirror ou lojas alternativas como o F-Droid e o APKPure.

Na instalação de seu primeiro APK, é necessário ressaltar que, assim como em um Android no smartphone, você precisará habilitar a instalação de arquivos de fontes desconhecidas. Além disso, é claro, também será necessário conceder permissões aos aplicativos para que eles funcionem como acesso aos seus arquivos, imagens etc.

Para os nossos testes, utilizamos aplicativos simples, mas populares como o Spotify. A execução dele ocorreu de forma bem satisfatória e sem nenhum bug aparente. Já no caso de jogos, o FydeOS também não desapontou, mas a velocidade poderia ter sido um pouco melhor, entretanto, vale ressaltar que testamos ele em um notebook com um processador Celeron, que não tem um grande poder de processamento. Apesar de a imagem abaixo do Spotify estar do tamanho de uma tela de um celular, os aplicativos de Android também podem rodar maximizados no FydeOS.

Configurando o FydeOS para rodar aplicativos do Linux

Se o seu interesse já é para executar programas do Linux, o processo para ativar o seu suporte é um pouco diferente, mas ainda é bem simples. Veja:

1. Abra o Chrome normalmente no sistema e vá em suas ?Configurações?;

2. No menu que está na parte esquerda da tela, clique em ?Linux (Beta)?;

3. Então, toque em ?Ativar? conforme mostra a imagem abaixo;

4. Na janela que surge, toque em ?Instalar?. O processo de instalação pode levar alguns minutos de acordo com a velocidade de seu computador.

Após ter instalado o suporte ao Linux no FydeOS, você verá apenas a tela de seu terminal e não uma interface gráfica do Linux. Assim, para instalar algo você deve usar o comando: sudo apt-get install ?nome do programa? -y. Na imagem abaixo, instalamos por exemplo o GIMP em nossa máquina.

Já após ter instalado um programa, ele deverá ficar listado na sua gaveta de aplicativos para ser aberto facilmente por lá. Já para o nosso teste, além do GIMP, também instalamos o LibreOffice, sendo que ambos funcionaram sem lentidões ou quaisquer bugs.

Para remover um aplicativo instalado, você deverá abrir o terminal do Linux mais uma vez e usar o comando: sudo apt-get remove ?nome do programa? -y.

Considerações sobre o sistema

O FydeOS se mostra como uma alternativa interessante para quem está precisando deixar um PC ou notebook antigo mais rápido e com um sistema estável. Entretanto, apesar de contar com suporte ao Linux e a aplicativos do Android, assim como o Chrome OS em sua versão original, ele ainda não é um sistema que agradará a todos, já que as vezes, a falta de algum recurso mais complexo do sistema pode afastar certos usuários.

Outro ponto a ser levado em consideração é que a tradução do sistema para outros idiomas, como o português ainda não é perfeita e você verá alguns botões com a escrita em chinês para realizar certas tarefas, assim como a sua configuração inicial. Assim como mostramos acima, configurar e instalar o FydeOS pode ser considerada uma tarefa complicada para pessoas que não tenham muita prática com outros sistemas.


Notebooks Chrome Dicas Chrome OS PC Chromebook Dicas&Tutoriais PCs
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.