WhatsApp Web vs WhatsApp Desktop: qual a melhor opção

WhatsApp (Foto: WhatsApp - Divulgação)
Compartilhe com seus seguidores

Comparativo traz as principais diferenças entre as duas formas de acessar o mensageiro no computador. Confira!

O WhatsApp é um dos serviços mais utilizados para as pessoas entrarem em contato com seus amigos, familiares e outras pessoas estando disponível para diversas plataformas. No PC, por sua vez, quem deseja utilizar o serviço pode acabar utilizando o WhatsApp Web, que é acessado pelo navegador ou o WhatsApp Desktop, que funciona como um programa e é instalado no sistema.


Apesar de ambas as opções no PC serem bem semelhantes, as duas formas de acessar o serviço apresentam algumas diferenças, que podem influenciar na sua escolha de qual deles utilizar. A seguir, veja esse comparativo entre o WhatsApp Web e Desktop para saber qual a melhor opção para você.

Instalação/Acesso

Uma das principais diferenças entre o WhatsApp Web e o Desktop fica na forma de como acessá-los. Apesar de ambos requererem escanear um código QR com o celular para serem utilizados, o WhatsApp Desktop precisa ser instalado como um aplicativo, sendo que ele ocupa em média 120 MB de espaço no HD, o que não é muito, mas pode fazer falta para quem possui um PC ou notebook mais antigo.

Além da vantagem de não precisar ser instalado, vale lembrar que o WhatsApp Web também pode ser utilizado em outras plataformas como um tablet que não tenha chip. Assim, mesmo em um tablet, você pode ter o acesso normal ao WhatsApp, como o Olhar Digital já mostrou anteriormente.

Interface e usabilidade

O WhatsApp Web e o Desktop dão a impressão de serem praticamente iguais, mas pequenas diferenças só podem ser mesmo notadas ao utilizá-los no dia a dia. A principal diferença, por sua vez, acaba sendo a possibilidade de usar atalhos de teclado, que facilitam algumas tarefas como:

  • Ctrl + Backspace ? Apaga a conversa;
  • Ctrl + Shift + M ? Silencia a conversa ativa;
  • Ctrl + Shift + [ ou ] ? Vai para a conversa seguinte ou anterior;
  • Outros.

Por sua vez, quem utiliza o WhatsApp Web conta com algumas extensões não oficiais de navegadores, que acabam aumentando o número de recursos para o serviço. Com elas, por exemplo, você pode ter um modo noturno ou saber o conteúdo de mensagens, que foram apagadas.

Performance

Ao ser utilizado no computador, é claro, muita gente tem a preocupação de como é a performance do serviço, devido ao seu consumo de memória. Para esse teste, nós utilizamos um navegador aberto apenas com o serviço do WhatsApp Web e o aplicativo instalado para saber quanto cada um deles estava consumindo de memória.

Em nosso teste, o WhatsApp Desktop apresentou um consumo menor de memória, algo em torno de 20 até 40 MBs em determinados momentos conforme mostra a imagem acima. Essa diferença, é claro, se mostra bem pequena e não deve deixar o site ou o aplicativo com alguma diferença de velocidade notável.

Conclusão

Ambas as opções são bem semelhantes ao serem utilizadas no PC e têm praticamente os mesmos recursos. De forma geral, o WhatsApp Web é recomendado para a maioria dos usuários, que não fazem o uso de atalhos do teclado e para quem não tem muito espaço em disco ou uma máquina mais antiga.

Já quem procura uma forma mais fácil de iniciar o WhatsApp junto com o Windows e conversa com muitas pessoas, acabará vendo vantagens para realizar ações rápidas com a versão desktop.

Dicas Whatsapp Dicas&Tutoriais whatsapp web
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.