Adware atinge 85 apps de fotografia e jogos na Google Play Store

Adware em smartphone (Reprodução)
Compartilhe com seus seguidores

Baixados mais de oito milhões de vezes, os aplicativos exibiam diversos anúncios para gerar receita com publicidade

Pesquisadore da TrendMicro descobriram que 85 aplicativos Android disponíveis no Google Play estavam infectados com um adware de alta complexidade.


O malware chamado ?AndroidOS_Hidenad.HRXH?, exibe diversos anúncios na tela do smartphone e impede que os usuários usem o aparelho adequadamente. Ao todo, os pesquisadores descobriram 85 aplicativos de fotografia e jogos contaminados. Juntos, eles foram baixados mais de oito milhões de vezes antes do Google retirá-los da loja.

De acordo com a TrendMicro, os hackers lucram diretamente com a publicidade. Eles verificam quando os usuários desbloqueiam os dispositivos e exibem anúncios que podem durar mais de cinco minutos. Além disso, uma vez instalado, o app aguarda 30 minutos antes de substituir seu ícone por um atalho para impedir que o usuário exclua facilmente o aplicativo.

Embora os aplicativos tivessem funcionalidade real, as propagandas exibidas em tela cheia impediam o uso do aparelho como um todo. A frequência com que elas apareciam era definida remotamente pelos operadores do malware.

A TrendMicro recomenda que os usuários baixem um antivírus e que atualizem seus smartphones para Android 9 Pie ou Android 8 Oreo, se possível, pois o malware só atinge versões anteriores.

Fonte: TrendMicro

Hackers Aplicativos Android Propaganda Antivírus Publicidade online Google Play cibercrime android app cibersegurança adware crime cibernético
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.