Apps femininos compartilham dados pessoais das usuárias com o Facebook

Luiz Nogueira, editado por Liliane Nakagawa
Mulher Smartphone (Divulgação)
Compartilhe com seus seguidores

Aplicativos são usados para controle do ciclo menstrual; dados como última relação sexual, humor e intenções de gravidez também eram enviados à rede social

Alguns aplicativos femininos para controle do ciclo menstrual enviaram dados de suas usuárias para o Facebook, relata o Buzzfeed. Informações confidenciais, como quando a usuária fez sexo, foram compartilhadas com a rede social.


A descoberta foi feita pela Privacy International, organização não-governamental britânica que monitora a vigilância e as invasões de privacidades individuais conduzidas por governos e organizações. Recentemente, a ONG testou vários dos aplicativos de controle de ciclo menstrual mais populares do mundo. Dois deles compartilhavam com o Facebook as informações detalhadas de usuárias cadastradas: o "Maia ? Períodos, Fertilidade e Ovulação" e o "Calendário Menstrual MIA".

Como parte das justificativas para esse compartilhamento, está a segmentação de anúncios. Os anunciantes adoram saber sobre intenções de gravidez, humor e dados médicos. Os aplicativos acusados de prática abusiva também perguntaram sobre hábitos como o consumo de café, álcool e tabaco, além de informações sobre problemas digestivos e o uso de absorventes. As anotações realizadas no aplicativo também eram enviadas ao Facebook, ou seja, nada dentro do app era confidencial.

Os aplicativos usavam o kit de desenvolvimento de software (SDK) do Facebook, que fornece várias ferramentas para os desenvolvedores: a capacidade de efetuar login via Facebook, além de segmentação de anúncios e análises de perfil.

Segundo o próprio Facebook, os desenvolvedores não devem compartilhar informações confidenciais e nem devem coletar dados que eles realmente não precisem para a funcionalidade do aplicativo. O Facebook disse ao Buzzfeed que planeja "discutir possíveis violações de seus termos de serviço" com os desenvolvedores.

Via: Lifehacker

Segurança Aplicativos Facebook Dados
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.