Chrome terá extensão para mostrar se sua senha foi hackeada

Henrique Freitas, editado por Daniel Junqueira
google chrome (Reprodução)
Compartilhe com seus seguidores

Password Checkup foi criado no início deste ano para verificar o status de segurança de uma senha diante das recorrentes violações de dados

No início deste ano o Google criou o Password Checkup, uma extensão do Chrome para o desktop que verifica se alguma das suas senhas foi encontrada em um "vazamento" de dados online. Em um futuro próximo, este serviço se tornará um recurso padrão do Google Chrome, em vez de uma extensão opcional.


De acordo com o site Chromium Bug Tracker, a incorporação do Password Checkup ao Chrome já começou. Embora ainda não tenham sido liberados detalhes do design, tudo indica que o navegador enviará uma versão criptografada de seu nome de usuário para o serviço, e este responderá com uma mensagem criptografada com nomes de usuário e senhas correspondentes vazados. Isso é usado pelo seu dispositivo para verificar se a sua senha foi ou não comprometida, sem que as informações sejam compartilhadas com o Google.

A integração do Password Checkup ao Chrome também permite que a ferramenta acesse as senhas sincronizadas com sua conta Google. Como estas senhas já possuem um "contrato de confiança" selado entre o usuário e o Google, o serviço pode usar os servidores da empresa para realizar uma verificação de segurança muito mais rápida.

Há anos, serviços como o Have I Been Pwned oferecem informações sobre a situação da sua senha neste universo de violação de dados. Com a extensão que verifica a segurança de forma automática, o Google deu um salto importante, mas certos problemas persistiam. O fato de ser um recurso opcional para o usuário e indisponível no Chrome para Android, por exemplo, reduzia o alcance drasticamente.

Inicialmente o recurso está disponível apenas para clientes corporativos, mas a ferramenta será disponibilizada em breve para usuários comuns. Para aqueles que, por qualquer motivo, não querem que o Google verifique a segurança de suas senhas, também será possível desativar o recurso.

Fonte: 9To5Google

-> Quer criar uma senha segura? Use o Gerador de senhas do Olhar Digital!

Segurança Navegadores google chrome vazamento de dados senha
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.