Google adiciona recurso que dificulta rastreamento pelo Gmail em iPhones

Gmail (Reprodução)
Compartilhe com seus seguidores

Será possível proibir o carregamento automático de imagens anexadas

Nesta quarta-feira (4), o Google adicionou uma nova configuração ao aplicativo do Gmail para iOS. As imagens anexadas ao e-mail não serão mais automaticamente carregadas, o que impede também que rastreadores ocultos em mensagens sejam utilizados, entre outros motivos, para alertar os rementes sobre quando e onde você acessou o conteúdo.


A adição do recurso é uma resposta bem clara a uma controvérsia lançada pelo ex-executivo e designer do Twitter, Mike Davidson. Em reportagem, ele afirmou que o Gmail permite o rastreamento do usuário, tanto em local, quanto em data e hora.

Assim, o Google criou proteções contra rastreamento não consensual na plataforma, desativando primeiro a capacidade do remetente de e-mail de localizar com precisão um destinatário por meio de um endereço IP. O recurso de bloquear o carregamento automático de imagens também foi adicionado, anteriormente disponível apenas para a versão Web.

Agora, o usuário finalmente poderá utilizar a função de privacidade e segurança no iPhone ou iPad. Na terça-feira (3) à noite, a configuração já estava ativa para contas pessoais do Gmail, mas não para contas corporativas gerenciadas pelo G Suite.

Via: The Verge

Segurança Google e-mail Gmail cibersegurança imagens atualização falha de segurança rastreamento Dados
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.