Jogadores de Fortnite são principal alvo de novo malware

Bruna Lima, editado por Cesar Schaeffer
Malware fortnite (Foto: Cyren)
Compartilhe com seus seguidores

Chamado Syrk, ele se apresenta como um aplicativo para "trapacear" no jogo, mas criptografa arquivos do disco rígido do usuário e exige resgate em criptomoeda

Jogadores de Fornite, cuidado! Um novo ransomware chamado Syrk irá criptografar arquivos no seu disco rígido enquanto apaga pastas inteiras, isso se o resgate não for pago. O malware é baseado no programa de código aberto Hidden-Cry, um software criptógrafico que apareceu em dezembro passado. Com cerca de 250 milhões de jogadores, os usuários do jogo Fortnite são o principal alvo desta nova ameaça.


O malware se disfarça como um aplicativo para "trapacear" no jogo. Ele aparece como ?SydneyFortniteHacks.exe? e, quando executado, começa a criptografar arquivos no disco rígido e nas unidades USB do usuário. Se um resgate em criptomoeda não for pago, o aplicativo começa a excluir uma pasta após a outra.

"Combinar malware de jogos com ransomware era inevitável", disse Chris Morales, chefe de análise de segurança da Vectra. ?A engenharia social por meio de jogos on-line vem acontecendo há algum tempo. Os gamers são um grande público-alvo já que sempre estão procurando ?atalhos? nos jogos. Malware sendo usado como uma ferramenta de trapaça é novidade, pois ele não será validado por nenhuma loja de aplicativos, contornando as barreiras comuns de segurança?.

Após instalado, o próximo passo do malware é definir um timer que estabelece uma ordem para que os arquivos sejam excluídos. A exclusão acontece a cada duas horas, e ele segue a ordem de deletar primeiro as fotos, depois as pastas do desktop e por fim os documentos.

Felizmente, como aponta o portal Coindesk, o malware é baseado em um vetor de ataque conhecido e o software é fácil de contornar. As vítimas podem facilmente desbloquear seus computadores, procurando por alguns arquivos de texto em suas unidades. Esses arquivos contêm as senhas usadas para encerrar o software malicioso antes que ele possa excluir os documentos da máquina.

Via: Coindesk

malware fortnite
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.