Review do HD externo My Passport de 4 TB: espaço de sobra em tempos de 4K

HD externo My Passport de 4 TB (René Ribeiro)
Compartilhe com seus seguidores

A unidade é robusta, bastante portátil e fácil de usar. No entanto, seu acabamento não é à prova de quedas e exige cuidados.

Armazenamento extra nunca é demais, ainda mais em tempos de arquivos gigantes como vídeos na resolução 4K. Pensando nisso, o Olhar Digital testou o HD externo My Passport, da Western Digital Corporation, ou simplesmente WDC. Analisamos o modelo de 4 TB (terabytes), mas o usuário também pode optar por versões de 1 TB, 2 TB e 3 TB.


Nas minhas pesquisas encontrei o preço para o modelo de 4 TB que inicia em R$ 926 em lojas online.

HD externo My Passport de 4 TB: Design e acabamento

O design desse HD agradou bastante por ser compacto e assim é bem fácil para guardar na mochila e transportar. Suas dimensões são de 110 x 21,5 x 81,5 mm (LxAxP) e pesa 250 gramas. Ele está disponível nas cores branca, azul, preta, vermelha, laranja e amarela. A cor do cabo USB que acompanha o produto é a mesma da cor do HD. Esteticamente falando, é algo interessante.

Só é preciso tomar cuidado com ele, pois o case é de plástico rígido e qualquer queda que ele sofrer, pode ganhar uma rachadura ou trinca. Além disso, não há nada no site da empresa que informe que ele suporte quedas.

No entanto, isso não é um ponto negativo,  mas sim, uma característica do produto, pois um case mais robusto e um sistema de amortecimento, com certeza, iriam encarecer o HD. Mas é bom deixar essa informação registrada, afinal, são 4 TB de capacidade e não é legal perder um item desses por descuido, principalmente se ele estiver cheio.

O cabo USB 3.0 que acompanha o produto tem 46 centímetros de comprimento e é suficiente para manusear o HD com conforto.

HD externo My Passport de 4 TB: softwares e compatibilidade

Os discos externos da WDC costumam vir com softwares auxiliares. E no caso desse modelo de 4 TB, são muito bem vindos, pois ajudam a gerenciar essa quantidade gigantesca de dados. São 3 aplicações que estão listadas na tela abaixo:

A primeira opção é o gerenciamento de backup. O software é simples e intuitivo. Basta escolher as pastas que deseja fazer backup e a frequência que será feito. O programa pode ficar em segundo plano e o backup será feito automaticamente, conforme programado. É claro que o software fica sempre na bandeja do Windows, caso contrário o sistema não saberá que o HD está conectado e o backup não será feito.

Exemplo da tela de Backup do My Passport

Para restaurar o backup, o processo é mais fácil ainda, pois basta escolher as pastas e arquivos desejados que serão copiados de volta ao computador.

A segunda função serve para verificar e corrigir eventuais erros no disco e a terceira função funciona como segurança: você insere uma senha e, para o HD ser acessado, será necessário digita-la. Só há um detalhe aqui. Se o disco foi inserido em outra máquina, será preciso instalar o software de gerenciamento nesse computador novo para o My Passport ser lido.

Vale explicar para pessoas leigas que os softwares não são necessários para o funcionamento do HD. Ele pode ser gerenciado manualmente, sem problema algum. Neste caso, o usuário precisa ter todo o controle dos arquivos.

HD externo My Passport de 4 TB: desempenho

Para medir o desempenho usei um notebook com 8 GB de RAM, processador Core i7-7700HQ, que usa um disco rígido de 1 TB. E, logicamente, tem uma USB 3.0 para poder testar o My Passport.

Primeiro fiz um teste prático, transferindo uma massa de dados de 3 GB, contendo arquivos de diversos tamanhos (fotos e vídeos curtos). Foram arquivos aleatórios, para fazer um teste de uso cotidiano. A cópia desses dados do disco rígido do notebook para o My Passport levou 34 segundos, o que mostra uma taxa de transferência de 88,2 MB/seg. Esse medida é a taxa de escrita, já que os dados estavam sendo enviados para o My Passport.

Fazendo a operação inversa, ou seja, o teste de leitura do My Passport, o processo levou 32 segundos, ou, em dados, 93,7 MB/seg. Portanto, foi dentro do esperado, considerando que a taxa média de transferência de dados usada por uma interface USB 3.0 é cerca de 90 MB/seg.

Esse teste foi apenas para verificar se o My Passport se comportava dentro do esperado, já que a USB 3.0 é o gargalo de 90 MB/seg para transferir dados do PC para qualquer dispositivo externo.

HD externo My Passport de 4 TB: conclusão

Este disco rígido tem espaço à beça, mas é indicado para usuários domésticos. Claro que profissionais também podem usá-lo, mas, quem trabalha diariamente com fotos, vídeos e áudio devem considerar que, se comprarem esse HD, ele deve ser usado como uma unidade de armazenamento do dia a dia e não como um backup definitivo. O motivo é que existem mídias melhores, inclusive da própria WDC, para trabalhos profissionais. Um HD de mesa, por exemplo, que é mais robusto, pode ser instalado em rede para fazer backups e restaurações mais rápidas e que tem softwares mais sofisticados para controlar esse processo.

O My Passport é uma solução doméstica, para a maioria dos usuários que querem guardar suas fotos, vídeos e outros arquivos pessoais sem se preocupar com espaço. É preciso tomar cuidado pois este HD náo tem nenhuma proteção extra: o case de plástico rígido pode trincar facilmente em uma queda e isso não é o pior, pois não há nenhum sistema de amortecimento interno, e uma queda também pode comprometer os dados.

Isso não é de todo ruim, afinal, se esse HD trouxesse um sistema rugged para aguentar quedas, com certeza custaria, ao menos, 50% a mais. E 4TB normais já custam caro, como dito no começo no review. Portanto, o HD My Passport de 4 TB é um ótimo produto, com bom desempenho e muito espaço. É só não deixar cair.

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.


HD Disco backup review Disco rígido
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.