Menu
Editorias

Mídia de 400 GB ultrapassa Blu-ray

bluray ()
Compartilhe com seus seguidores

O novo disco óptico é composto por 16 camadas

 A fabricante japonesa Pioneer anunciou o desenvolvimento de um disco ptico laminado capaz de armazenar at 400 GB de dados. O feito pe em cheque a tecnologia Blu-ray, com tamanho mximo de 50 GB e que est apenas comeando a penetrar no mercado de eletrnicos.

A mdia composta de 16 camadas, cada uma com 25 GB, e foi criada para eliminar um problema antigo de perda de transmisso de dados em discos de mltipla camada, noticiou o site The Inquirer.

De acordo com o Register Hardware, o novo disco possui o dobro da capacidade de uma tecnologia anunciada pela TDK h alguns anos como possvel futuro para a mdia Blu-Ray.

Dois elementos compem o segredo para aumentar to drasticamente a capacidade de armazenamento: o primeiro a j citada quantidade de camadas. O segundo a utilizao de um novo sistema de leitura, capaz de ler sinais pticos extremamente fracos ou distorcidos e tratar os erros, segundo o Register Hardware.

Em apenas um disco destes seria possvel armazenar at 48 horas de contedo em alta definio, espao suficiente para guardar, por exemplo, uma temporada completa de um seriado ou diversas minissries em um s disco.

Adicionalmente, cada uma das camadas do disco possui especificaes e caractersticas semelhantes s de um disco Blu-ray, o que permitir compatibilidade entre formatos e faz com que os discos possam ser reproduzidos nos atuais aparelhos do formato de nova gerao, conforme explicou o BetaNews. Entretanto, at o momento a tecnologia limitada a leitura de contedos pr-gravados.

Detalhes do novo produto sero apresentados durante o Simpsio Internacional de Memria ptica e Armazenamento de Dados pticos 2008, que acontecer no Hava a partir do dia 13 de julho. Ainda no h um nome comercial para a tecnologia.

 

 

Blu-Ray Mercado HD-DVD
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.