Menu
Editorias

Minecraft ganha suporte a Ray Tracing em placas da NVidia

Luiz Nogueira, editado por Rafael Rigues
Minecraft (Divulgação)
Compartilhe com seus seguidores

Atualização ainda não tem data para chegar mas trará grandes mudanças visuais, com iluminação mais realista e efeitos como reflexos e refração

A Microsoft e a Mojang anunciaram nesta segunda-feira (19), durante a Gamescom, que o jogo Minecraft está prestes a receber uma grande reformulação gráfica. Essa melhoria será possível graças a implementação da técnica de Ray Tracing em sistemas com placas de vídeo NVidia GeForce RTX. O recurso será disponibilizado como uma atualização gratuita para a versão PC do jogo.


O Ray Tracing é um algoritmo que faz com que seja possível simular a incidência de luz em objetos como no mundo real. Saxs Persson, diretor de criação do Minecraft na Microsoft, disse em um comunicado que "a implementação do Ray Tracing é central ao que pensamos para o futuro de Minecraft. Na versão atual, um bloco de ouro parece amarelo, mas com essa melhoria ativada, você consegue ver brilho, você consegue ver reflexos, é possível ver até inimigos refletidos nele."

Algumas outras melhorias gráficas que chegam ao Minecraft graças ao Ray Tracing incluem iluminação direta do sol, sombras mais realistas e reflexos e efeitos de refração em materiais transparentes, como vidro e água.

A Microsoft e a Nvidia não informaram uma data de lançamento específica, mas sabe-se que ela estará disponível para os usuários que usam placas 2060, 2070 e 2080 da Nvidia, bem como as variantes Super e Ti dessas placas.

Notavelmente, essa atualização está sendo anunciada uma semana após ser informado que a grande atualização gráfica planejada originalmente para o game, e que recebeu o nome de "Super Duper Graphics Pack", foi cancelada. O update envolvia melhorias no realismo da iluminação e das sombras, superfícies reflexivas e outras melhorias gráficas que, coincidentemente, parecem estar presentes na implementação do Ray Tracing.

Como justificativa para o cancelamento da atualização original, a Mojang disse que o pacote "provou ser tecnicamente exigente de se implementar", devido a acertos de desempenho em múltiplas plataformas e tipos de dispositivo, o que é compreensível, dada a grande quantidade de maneiras que se pode jogar Minecraft hoje. Veja como o jogo vai ficar após a atualização:

Via: The Verge

 

Microsoft game minecraft jogos atualização
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.