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O sucesso dos jogos sociais

Redação Olhar Digital
Pet Society ()
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Dados estatísticos espantosos foram apresentados pela PlayFish durante o evento Le Web e, ao que tudo indica, a indústria dos jogos sociais pode ser o futuro dos browsers

Lvia Amorim

Engana-se quem pensa que os jogos sociais, que proliferam-se rapidamente por algumas redes sociais, no do o devido retorno para suas produtoras.

A desenvolvedora PlayFish, comprada pela EA Games por quase 300 milhes de dlares, mostrou hoje na conferncia Le Web, em Paris, as estatsticas de um de seus jogos sociais mais famosos do Facebook, o Pet Society.

O jogo possui 20 milhes de jogadores, o dobro de World of Warcraft, e a venda de itens virtuais chega a 90 milhes por dia, ou seja, cerca de 32.85 bilhes de itens por ano, vendendo mais produtos que o prprio eBay.

Os jogos sociais impulsionam a interao entre usurios, que uma das principais ocorrncias da Web 2.0., alm de melhorar o fluxo financeiro pela web e ainda divertir bilhes de pessoas. O prprio Facebook j elaborou um relatrio sobre os aplicativos, e mostrou que 927 milhes de horas so gastas por ms dentro dos jogos em questo por jogadores, que so exatamente 50% dos usurios da rede social.

Ingrid Fo, jogadora dos aplicativos de Orkut e Facebook, afirma que os jogos sociais so bons para unir pessoas: "H pouco tempo as pessoas falavam na quebra de laos causada pela internet. Com os jogos de Orkut e Facebook ns voltamos a ter uma interao maior com as pessoas. (...) Eu, por exemplo, nunca mais falei com alguns primos, e hoje dou at presentes - no Mafia Wars, claro!", brinca a estudante.

Por outro lado, de acordo com uma pesquisa da Cmara de Indstria e Comrcio da ndia, 12,5% da produtividade das empresas foi reduzida devido ao nmero de acessos a tais jogos. O vcio to grande que algumas pessoas j chegaram a matar por motivos referentes aos jogos, alm de, claro, acusaes de que boa parcela do dinheiro destinado a doaes fora desviado pela Zynga, desenvolvedora dos jogos mais famosos do Facebook.

O acesso constante s redes sociais, em busca desses jogos, est relacionado ao fato de alguns deles serem em tempo real, como o exemplo do jogo FarmVille, simulador de vida na fazenda, em que voc planta e tem um tempo exato para que o fruto possa ser colhido e vendido, caso contrrio, todo o seu plantio morrer e seu personagem arcar com o prejuzo.

Osni Andrade Junior, ex-jogador de FarmVille, comenta: "At vejo algum valor nos jogos sociais, pela quantidade de pessoas s quais ele apresenta o mundo dos jogos eletrnicos, mas acho que de 'sociais' eles no tm muita coisa. Se pra interagir com os amigos, chame-os pra jogar videogame na sua casa ou pra comer uma pizza!", brincou o tcnico de informao.

Ao que tudo indica, jogos sociais so uma alternativa mais que bem-vinda pras redes sociais, mas importante v-los como parte da indstria de jogos eletrnicos, e no como concorrncia, j que tal subdiviso possui uma proposta completamente diferente para os games, visando outro pblico e tendo outros ideais.

Games redes sociais Facebook Zynga Farmville
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