Review do mouse Logitech MX518 Legendary: o retorno de um clássico

Rene Ribeiro, editado por Rui Maciel
mouse Logitech MX518 Legendary (René Ribeiro)
Compartilhe com seus seguidores

Depois de quase 15 anos, a empresa repaginou seu mouse gamer mais querido entre jogadores. E sem custar os olhos da cara

Conhece aquela pergunta básica que todo mundo faz quando quer comprar um produto? Tipo ?sabe me indicar um produto bom e barato??. É sempre é dificílimo de responder, mas hoje é dia de review de um produto que atende essa questão.

Trata-se do mouse para jogos MX518 Legendary. Fazendo pesquisas na internet, ele custa entre R$ 280 e R$ 320. E tenha certeza disso: tratando-se de um periférico para jogos, e de uma marca tradicional que preza pela qualidade, esse preço é uma pechincha. Outros mouses famosos para games chegam a custar o dobro ou mais.

Com jeitão de mouse comum de produtividade, o MX518 esconde alto desempenho para jogos, assim como ótima ergonomia

O mouse MX518 é uma releitura de uma versão lançada há 14 anos (isso mesmo, em 2005) pela Logitech. Antes disso, os mouses para jogos não eram populares, eram caros e com designs estranhos para atrair um nicho do mercado. E o MX518 quebrou esse padrão, trazendo um design comum, mas com um sensor de precisão a um preço acessível.

Mouse Logitech MX518 Legendary: design e acabamento

Nos últimos 14 anos, o MX518 se tornou uma espécie de item de colecionador. A Logitech fez mouses para jogos melhores desde então, mas há algo indiscutivelmente atraente nesse mouse old-school, em uma mistura de tons de preto e prateado e com formas ovais, em vez dos ângulos retos e aparência agressiva dos dispositivos de jogos modernos.

Mesmo grande, com dimensões de 13,1 cm de extensão; 7,3 cm de largura e 4,3 cm de altura, ele é discreto. Não há LEDs, nenhuma luz sequer, botões destacáveis, nem pesos extras. Os botões para alterar a resolução em tempo real de jogo, são pequenos e no mesmo tom de preto do mouse, localizados acima e abaixo da roda de rolagem de tela.

Mais dois botões estão do lado esquerdo para serem customizados de acordo com a necessidade do usuário. Ainda na parte de cima, mais para o fundo do mouse está o logotipo da empresa também em um círculo preto que não chama a atenção. O ponto positivo desse design cheio de curvas é o encaixe perfeito da mão.

Discreto, o MX518 traz o essencial para jogos: dois botões para alterar a resolução em tempo real e outro para mudar para a definição que o usuário deseja

 

O cabo também é um fio de um mouse comum, fino e de plástico, não envolvido em uma malha trançada de nylon como costumam ser os cabos de mouses para jogos. Talvez esse seja o ponto fraco desse produto, pois não é um cabo reforçado.

O comprimento do cabo é de 2,10 metros, mais do que suficiente para conectar ao PC, mesmo que seja um desktop que fique embaixo da mesa. A parte de baixo do MX518 é toda lisa, com sapatas de teflon, que deslizam suavemente.

Mouse Logitech MX518 Legendary: desempenho

O MX518 Legendary vem com o sensor Hero, última tecnologia desenvolvida pela Logitech que oferece mais precisão e tempo de latência baixíssimo. Usado em vários mouses gamers da empresa, ele alcança a estúpida resolução de 16 mil DPI (Dots Per Inch ou, pontos por polegada).

Parte de baixo do MX518. Na foto da direita, detalhe do sensor Hero, da Logitech, que atinge a capacidade gigantesca de 16.000 DPIs

Para mim, é um exagero, porém, para jogadores profissionais, faz muita diferença. Minha experiência foi com o jogo Wolfesntein II. É um jogo de tiro em primeira pessoa muito movimentado em que requer agilidade para escapar dos inimigos e atirar de volta.

O que notei, além do conforto aliado a firmeza da mão, que não escapa ou escorrega, a precisão foi ótima. E os botões para alterar a resolução durante o jogo também respondem imediatamente, o que foi crucial para reagir rapidamente e não ser atingido.

Jogos de estratégia, como Starcraft II, tive uma boa experiência em ordenar os exércitos ao redor do mapa, diminuindo e aumentando a resolução rapidamente nos momentos que em necessitava, com precisão.

Mouse Logitech MX518 Legendary: software G Hub

A Logitech tem um software de configuração geral para seus dispositivos, chamado G Hub. Dentro do G Hub é possível remapear qualquer um dos oito botões do mouse, atribuir macros e atalhos do Windows e ajustar suas configurações de DPI.

 

G-hub é o software que configura o mouse nos mínimos detalhes, de acordo com a necessidade e sensibilidade do usuário

Graças a uma quantidade modesta de memória dentro do mouse, suas configurações podem ser salvas em qualquer um dos cinco perfis (slots) disponíveis e alteradas durante o jogo. Os perfis também podem ser trocados automaticamente ao iniciar jogos diferentes, o que é um recurso útil para garantir que seus mapeamentos personalizados estejam sempre prontos para uso.

 

A parte mais interessante é a configuração da sensibilidade do mouse. O sensor Hero mostrou precisão mesmo nos ajustes grandes de 16K de definição

A programação é fácil e o software é bastante útil, principalmente para ajustar as resoluções de acordo com a preferência de cada usuário e para criar perfis para cada tipo de jogo. Embora a Logitech pudesse melhorar a comutação automática, pois ela falhou duas vezes e tive que alterar na mão. Nada de grave, mas seria legal corrigir isso em uma próxima versão do software.

Mouse Logitech MX518 Legendary: Conclusão

Esse mouse gamer com cara de mouse de produtividade comum foi uma grata surpresa. Em comparação com outros mouses para jogos com preços elevados, o MX518 Legendary tem preço acessível. Ele não tem LEDs que brilham em várias cores; aliás, não tem led nenhum; não tem partes móveis, nem mil botões ou truques extras.

O mouse MX518 tem o essencial que é preciso: um design que oferece conforto e segurança para dar firmeza à mão e um sensor preciso para não perder os inimigos de vista nem nos momentos de muita ação no jogo. Vale citar o software que é fácil de usar e ajuda muito a customizar as preferências de resolução e perfis de jogos. É um mouse gamer para quem ser discreto, mas que precisa alto desempenho para curtir os jogos preferidos.

Apesar da ótima ergonomia, o MX518 só serve a destros. Canhotos podem até usar esse mouse, mas o conforto não será a mesma coisa. O cabo, apesar de bem construído, não recebeu o mesmo cuidado de mouses gamers, que costumam vir reforçados em uma malha de nylon trançado e reforçados no conector e na junção com o mouse.

Mouse game review gamer logitech logi
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.