Sony: botão 'X' do PlayStation é chamado da forma errada há anos

Henrique Freitas, editado por Roseli Andrion
Playstation 3 (Sydmsix - iStock)
Compartilhe com seus seguidores

Companhia brinca com seguidores no Twitter e revela o nome real do icônico botão do DualShock

Quando a conta oficial do PlayStation no Twitter perguntou a seus 17 milhões de seguidores como chamavam ao botão X do joystick, a maioria (81%) confirmou que o conhece por "xis". Para quem tem um console da série, isso é praticamente um consenso há muito tempo, mas, para a Sony, a nomenclatura popular não importa: o nome oficial do botão é "cross" (cruz).


O DualShock, como é chamado o controlador do PlayStation, tem o mesmo formato desde o primeiro console, lançado nos anos 1990. Há algumas mudanças entre as versões, mas a estrutura de analógicos paralelos e botões com símbolos geométricos permanece intocada. O botão X é o mais acionado nos jogos e se popularizou com um nome mais curto: "xis" por aqui ou "eks" em países de língua inglesa. E a Sony se aproveitou disso para brincar com os fãs.

A Sony não é a única a sofrer com esse problema ? a Apple passa o mesmo, por exemplo, com o iPhone X: ele deveria ser lido como "iPhone 10" (o "X" em numeral romano). Além disso, o movimento nas redes também rendeu algumas pérolas, como as do usuário Drencrom que chama os botões de pedaço de pizza (triângulo), pizza inteira (círculo), caixa de pizza (quadrado) e sem pizza (X).

Fonte: Business Insider

Sony PlayStation Console PlayStation 3 playstation 4
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.