Braço robótico feito com Lego

Natural de Andorra, um pequeno país entre a França e a Espanha, David Aguilar é um jovem que decidiu usar a criatividade para superar uma limitação física: nascido sem o braço direito devido a uma condição genética, aos 18 anos ele construiu seu próprio braço mecânico usando peças de Lego.

O jovem veio ao Brasil para participar da segunda edição do Let's Go Festival, evento sobre tecnologia e inovação na educação que acontece em Curitiba. A primeira versão de seu braço mecânico, chamada de MK1 em homenagem às várias iterações da armadura do Homem de Ferro, foi construída em 2017. Atualmente David está na quarta versão, a MK4, que usa um sistema de pistões e motores para levantar e abaixar o braço e abrir e fechar a mão.

Um projeto complexo como a MK4 leva nove horas para ser montado, e David não faz nenhum projeto prévio: simplesmente abre uma caixa de Lego Technic e começa a montar. O que é curioso é que o rapaz não usa próteses no dia-a-dia, nem mesmo as que ele monta. Ele está tão acostumado a usar o braço esquerdo para todas as tarefas que as considera desnecessárias.

Robótica Saúde Tecnologia Lego Humanos
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.