Veja como liberar mais espaço no seu smartphone

Armazenamento - Lu Explica (Reprodução)
Compartilhe com seus seguidores

Quase todo mundo já sofreu com a falta de memória no smartphone, né? O aparelho fica mais lento e demora para carregar funções básicas. Mas sabia que dá para liberar espaço no celular sem precisar apagar aplicativos ou abrir mão completamente das fotos e vídeo?

Olha só o que você pode fazer:

  1. Descubra o problema
    Primeiro, descubra o que é que está ocupando espaço no dispositivo! Tanto no sistema operacional iOS quanto no Android essa informação está nas configurações; nesta parte dá para ver quanto espaço fotos, vídeos, aplicativos, documentos, downloads e cache de apps estão ocupando. Dessa forma, dá para se planejar antes de sair apagando tudo por aí!
     
  2. Nuvem
    Os serviços de armazenamento em nuvem podem ser muito úteis na hora de guardar as fotos e vídeos de forma segura. E o melhor é que você consegue acessar os arquivos na hora que quiser e de qualquer outro dispositivo. 
    Os seviços mais conhecidos são o Google Drive, Dropbox, OneDrive e iCloud. Dá para baixar todos eles na loja de aplicativos do seu smartphone, com excessão do iCloud - ele é um serviço exclusivo para usuários da Apple, tá? Depois que estiver com o app, copie os arquivos para o serviço e pode apagar as fotos e vídeos do seu celular.
     
  3. WhatsApp
    Todas as fotos e vídeos recebidos pelo Whatsapp vão direto para o álbum do seu celular. Mas tem como evitar que isso aconteça, viu? No caso do iOS, é um pouco mais fácil: entre no aplicativo, vá em ?Ajustes? e ?Conversas?. Depois disso, é só desativar o ?Salvar Mídia Recebida?.

     

    Já no Android, não tem como evitar que o arquivo vá direto para o seu álbum, mas tem como escolher quais serão salvos no celular, tá? Para isso, entre no app e lá nas configurações clique em ?Download automático de mídia?. Desmarque todas as opções de arquivos que aparecerem. Volte para o menu anterior, escolha ?Quando conectado ao WiFi? e também desmarque todas as opções.



    Outra coisa que você pode fazer no WhatsApp é limpar as conversas para não ocuparem espaço. Vá na conversa que você quer limpar e clique no nome da pessoa ou do grupo. No final da página é só clicar ?Limpar conversa? e pronto, todos os arquivos foram apagados.
     
  4. Memória externa
    Gente, alguns dispositivos Android permitem expandir a memória com a ajuda de um cartão microSD. Se o seu aparelho for antigo, dá até para armazenar aplicativos no cartão externo. Para isso, é preciso que o sistema operacional seja uma versão até o 4.3 Jelly Bean; vá em ?Configuração?, ?Aplicações?, selecione o aplicativo e clique em ?Mover para Cartão SD?.
    Para saber qual é o seu sistema operacional, vá nas configurações e ?Sobre telefone?. Depois procure ?Versão Android?, lá vai aparecer o número do seus sistema operacional. 
     
  5. Safari
    O Safari, navegador de web da Apple, tem um recurso chamado ?Lista de Leitura?, com ele dá para salvar qualquer link de sites e ver depois até em modo offline. O problema é que para isso, ele salva todo o conteúdo no iPhone, consumido cada vez mais memória. Apagar esses dados é bem simples: lá em ?Armazenamento e iCloud?, vá em ?Safari?, clique em ?Editar? e apague a ?Lista de Leitura Off-line?. 
    Nenhum item da lista será apagado, isso só vai limpar os dados guardados no celular e que não estão sendo usados, tá?
     
  6. Cache
    Você já ouviu falar em cache de dados? Para que os aplicativos possam abrir sem precisar ficar pedindo nome de usuário e senha, é criado um arquivo para guardar os dados do usuário. Isso é muito bom para agilizar as tarefas do dia a dia! Já imaginou ter que digitar o e-mail e a senha toda vez que for entrar no Facebook pelo celular? 
    Mas, por outro lado, com o tempo, esse cache começa a ocupar espaço. A recomendação é de que o cache só seja apagado quando um app está apresentando problemas ou se estiver precisando muito de memória, tá? Porque você vai acabar perder todas as configurações salvas.
    Olha só, o iOS quase não permite que o cache seja apagado, por isso, é mais fácil fazer no Android. Vá em ?Configurações? e ?Aplicativos?; entre no app e clique em ?Limpar Cache?. Se seu dispositivo está rodando a versão 6.0 Marshmallow é necessário clicar em ?Armazenamento? e logo depois em ?Limpar Cache?.

     

Conseguiu mais espaço de memória no seu aparelho? Então me conta! Use a #LuExplica nas redes sociais para falar comigo!

Eu também falei sobre liberar espaço de armazenamento no programa do Olhar Digital! Para ver sobre Android clique aqui e se quieser ver sobre iOS é só clicar aqui!

Smartphones Dicas Tecnologia armazenamento Lu Explica
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.