Amazon confirma que mantém gravações do Alexa para sempre

Alexa Amazon Echo Plus (Olhar Digital)
Compartilhe com seus seguidores

Dados só são excluídos a pedido do próprio usuário, em uma opção nas configurações do serviço, e podem ser compartilhados com outros provedores de serviços.

A Amazon confirmou mantém gravações das interações de seus usuários com a assistente pessoal Alexa até que o usuário escolha apagá-las. Como este não é um procedimento muito óbvio, na prática os dados podem ser retidos para sempre.


A declaração foi feita por Brian Huseman, Vice-Presidente de Política Pública da Amazon, em resposta a questionamentos feitos por Chris Coons, Senador Democrata pelo Estado de Delaware. Coons enviou a Jeff Bezos, CEO da Amazon, uma lista de perguntas e expressou ?preocupação? sobre como a empresa usa e retém os dados sobre o uso da Alexa.

?Mantemos as gravações de voz e transcrições até que o consumidor decida apagá-las?, disse a empresa. Mas há exceções: qualquer interação que resulte em uma transação, como uma compra na Amazon ou o pedido de uma pizza, fica gravada permanentemente como forma de comprovação. Além disso, se a transação envolver serviços de terceiros, estes também terão acesso à gravação.

A Amazon também retém dados relativos a alarmes, lembretes e compromissos na Agenda. Segundo a empresa, os consumidores ?não gostariam, nem esperam, que a exclusão de uma gravação exclua também dados associados ou impeça Alexa de executar uma tarefa?.

Consumidores que desejam excluir suas gravações do Alexa devem fazer isso manualmente, acesssando as configurações de sua conta da Amazon e entrando em Your Devices and Content > Change your digital and device settings > Alexa Privacy.

Fonte: CNet 

Amazon privacidade Jeff Bezos alexa assistente pessoal
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.