Cientistas criam lente de contato que dá zoom

Maria Dourado, editado por Rafael Rigues
Lente de Contato (isayildiz)
Compartilhe com seus seguidores

Lente é capaz de detectar sinais elétricos gerados pela movimentação dos olhos e alterar sua forma para ampliar a imagem

Parece coisa de Tony Stark, mas não: é uma invenção real de cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego: uma lente de contato que, controlada por movimentos oculares, pode 'dar zoom' na imagem. Para isso, basta o usuário piscar duas vezes, seguidamente.


E como funciona esse mecanismo? Os cientistas mediram os sinais eletro-oculográficos gerados quando os olhos fazem movimentos específicos (para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, piscam, piscam duas vezes) e criaram uma lente que responde diretamente a esses impulsos elétricos. Ela é capaz de mudar sua distância focal dependendo dos sinais gerados.

Feita de polímeros que "esticam" quando a corrente elétrica é aplicada, a lente é controlada por cinco eletrodos ao redor do olho ? que agem como músculos. Quando o polímero se torna mais convexo, ela aumenta o zoom.

'Mesmo que seu olho não consiga ver nada, muitas pessoas ainda podem mover o globo ocular e gerar este sinal eletro-oculográfico', explica Shengqiang Cai, coordenador da pesquisa, em entrevista ao site New Scientist.

Os criadores acreditam que a inovação pode ser usada em 'próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica operada remotamente, no futuro'.

Via: Cnet e O Globo

Saúde Ciência Robôs ciborgue lentes
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.