Cientistas têm sucesso em teletransporte quântico pela primeira vez

teletransporte quântico (iStock)
Compartilhe com seus seguidores

Transporte de dados de forma imediata em uma rede incapaz de sofrer interferências: o teletransporte de qutrit pode ser o futuro da segurança cibernética

Pela primeira vez, cientistas conseguiram "teletransportar" um Qutrit - uma partícula quântica. A façanha pode melhorar muito a eficiência da comunicação e da computação quântica, principalmente em segurança cibernética, uma vez que com o teletransporte as informações chegam mais rápido e em maior quantidade ao destino.


O que é Qutrit?

Existe um modo bem simplista, mas eficiente, de se explicar o que é um qutrit. Por comparação, os "bits" são, em linguagem de computação, 0 ou 1. Enquanto isso, os qubits são 0 "e" 1 ao mesmo tempo. Portanto, os qutrits existem no estado 1, 0 e 2, ao mesmo tempo, em um fenômeno conhecido como superposição. Por causa disso, seu poder de processamento e computação é muito maior. 

Como os cientistas criaram o Qutrit?

Existe um experimento clássico que passa um fóton por duas fendas, criando um padrão semelhante a ondas. Cada fenda é um estado de 0 e 1, porque o fóton passou por ambas. Portanto, adicione mais uma fenda, que será o estado 2, e seu Qutrit está pronto.

As equipes ainda tiveram que entrelaçar quanticamente dois qutrits e provar que eles estavam de fato entrelaçados? o que é essencial para extrair informações deles com alta fidelidade.

Como funciona o teletransporte?

Não acredite que o teletransporte nesse caso é igual ao dos filmes de ficção científica, mas seu conceito é o mesmo, já que ele transporta instantaneamente dados de um lugar para o outro. Essa informação quântica pode ser transmitida por meio de fótons de luz , e um uso que poderemos ver no futuro é criar redes de internet inacessíveis, porque os Qutrits são protegidos contra interferência.

Fonte: Science Alert

Ciência ficção científica computação quântica transferência de dados transmissão de dados Física quântica computador quântico
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.