Em breve, Alemanha usará iPhone como passaporte e cartão de identidade

Bruna Lima, editado por Rui Maciel
Identidade digital Alemanha (Foto: AP / Gero Breloer)
Compartilhe com seus seguidores

Assim que o suporte NFC expandido do iOS 13 chegar isso será possível

O iOS 13 dará aos iPhones a capacidade de ler mais tags NFC, incluindo aquelas incorporadas em documentos oficiais e cartões de identificação, expandindo a usabilidade desta funcionalidade para além das compras com o aparelho.


O blog de tecnologia alemão iPhone-Ticker publicou o anúncio feito pelo Ministério do Interior alemão de que a nova versão do sistema operacional permitirá que os usuários do iPhone carreguem cartões de identificação (ou RGs, se preferir), autorizações de residência e até mesmo seus passaportes biométricos em seus smartphones da Apple.

A Apple originalmente limitou o leitor de NFC em iPhones para que ele apenas suportasse o formato de dados para cartões de pagamento sem contato, limitando o uso ao Apple Pay. Entretanto, com a chegada do iOS 13, a empresa está removendo essa restrição, de modo que os iPhones equipados com o chip terão a capacidade técnica de ler qualquer chip NFC.

A Alemanha não será o único país a ter o suporte de identificação. Os japoneses também anunciaram recentemente que vão oferecer a opção de escanear seus cartões de identidade equipados com NFC. Já o Reino Unido o utilizará para permitir que os cidadãos da UE leiam passaportes, independentemente do Brexit acontecer ou não.

Embora o sistema NFC seja seguro e a Alemanha seja bem conhecida por ser consciente da privacidade, é bem possível que a tecnologia demore para ser usada de maneira generalizada. As pessoas podem não se sentir confortáveis com o armazenamento de seus cartões de identificação em seus iPhones, mesmo que estejam bem trancados.

A Apple ainda precisa aprovar os aplicativos caso a caso, mas os precedentes existentes significam que podemos esperar que ele aprove todos os aplicativos oficiais do governo para passaportes e cartões de identificação. Qualquer país que queira oferecer essa capacidade a seus cidadãos também poderá fazê-lo.

 

Via: Engadget

NFC iOS 13 alemanha
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.