Menu
Editorias

Escola de programação da França busca alunos para curso no Brasil

Vinicius Szafran, editado por Maria Lutfi
Escola francesa de programação (École 42)
Compartilhe com seus seguidores

Primeira turma começa em 2020; aulas são gratuitas

École 42, uma das maiores escolas francesas de programação do mundo, está com inscrições abertas para a primeira turma de alunos no Rio de Janeiro. Gratuito e sem a presença de professores, o Campus do Rio de Janeiro começa com 150 vagas, podendo se estender a 450 alunos ao longo da seletiva.


O processo seletivo é formado por três etapas. Para se inscrever, basta acessar o site da escola. A primeira fase é online e consiste em um jogo que avalia memória e raciocínio lógico. O candidato aprovado no teste deve se atentar à abertura das vagas para o "Check In", a segunda etapa do processo. Nele, toda a metodologia e história da instituição serão explicadas, além de ser possível esclarecer dúvidas. Essa etapa é presencial e acontece no campus da 42.

A última fase é denominada "Piscina" e é considerada a mais desafiadora de todas. Os candidatos fazem uma imersão no campus da 42 | RIO durante um período de 28 dias, no qual terão contato com toda a estrutura da escola, conhecendo suas técnicas de ensino, além de aprenderem a trabalhar em grupos, já que para superar alguns desafios será necessário trabalhar em equipe. Todo esse processo determinará quem fará parte da primeira turma.

Só estão aptos a ingressar os candidatos que tenham a partir de 18 anos, sendo que nenhuma experiência anterior com programação é exigida. ?A nossa única exigência, se assim podemos dizer, é que o aluno seja bastante interessado em aprender a programar e tenha comprometimento e dedicação?, complementa Leonardo Filardi, responsável pela operação da 42 | RIO.

A metodologia da École 42 possibilita aos estudantes uma nova forma de aprendizado, visto que o trabalho é baseado em situações da vida real. "Ao invés de o aluno apenas seguir orientações, copiar informações do quadro e memorizar tudo para a prova, agora ele tem a oportunidade de desenvolver projetos complexos com seu grupo de trabalho, aprendendo na prática e avaliando de forma crítica e conjunta o resultado final", explica Filardi. O programa da escola dura em média três anos, contendo 21 níveis.

A realização é da Fábrica de Startups Brasil, empresa que conecta corporações e startups para que inovem juntas. O lançamento do projeto aconteceu em dezembro de 2018 na sede da aceleradora, com a participação do CEO Hector Gusmão e representantes franceses da 42.

Via: PCWorld

Cursos Programação Gratuito programador rio de janeiro linguagem de programação
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.