Facebook derruba perfis que disseminavam fake news e discurso de ódio

Fake News (Reprodução)
Compartilhe com seus seguidores

Com a ajuda da ONG Avaaz, o Facebook derrubou perfis e páginas que já somavam mais de 533 milhões de visualizações em apenas três meses

Muitos se aproveitam do suposto anonimato que as redes sociais oferecem e acham que podem disseminar qualquer tipo de pensamento ou informação. Esse pensamento se refletiu em um estudo realizado pela organização não governamental Avaaz, que identificou mais de 500 contas de extrema-direita no Facebook que estavam sendo usadas para compartilhar notícias falsas e mensagens de supremacia branca.


A rede social tem uma política bastante rígida em relação ao compartilhamento de publicações de desinformação e contas falsas, mesmo assim, isso não impede que esse tipo de conteúdo seja compartilhado por diversas pessoas.

Foram descobertas diversas páginas suspeitas dessas práticas de compartilhamento de fake news em países como França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Polônia e Espanha. Essas contas identificadas foram eliminadas pelo Facebook. Algumas delas possuíam mais de 6 milhões de seguidores que ajudavam na disseminação de discursos de ódio e notícias falsas.

Uma outra investigação ainda está sendo realizada e está acompanhando páginas bem maiores, com mais de 26 milhões de seguidores, e que são suspeitas de expor informações enganosas.

Mesmo com as páginas identificadas e apagadas, algumas delas já somavam 533 milhões de visualizações em apenas três meses, o que é um dado alarmante levando em conta o momento que o mundo vive em que tudo pode ter consequências extremas. Até o momento, foram encontradas mais de 550 páginas e grupos de compartilhamento de fake news, além de 328 perfis que traziam engajamento para esse tipo de conteúdo, com curtidas, comentários e compartilhamentos.


Via: It Mídia

redes sociais fake news
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.