Feliz Dia de Star Wars! Conheça 10 curiosidades sobre uma das datas mais geeks do mundo

May the fourth (Divulgação)
Compartilhe com seus seguidores

Todos os anos, os fãs da saga comemoram o 4 de maio em sua homenagem. Separamos algumas curiosidades sobre o dia para você

Feliz Dia de Star Wars! Hoje, 4 de maio, é o dia dedicado à franquia. E, não, o motivo não é a data de lançamento da saga nos cinemas ? isso ocorreu em 25 de maio de 1977. A escolha é muito mais prosaica: ela tem relação com a pronúncia de uma das frases mais famosas ditas no filme.


Trata-se de "May the force be with you", que significa "Que a força esteja com você". Em inglês, a data de 4 de maio é escrita "May the fourth" e, como naquele idioma a pronúncia é muito semelhante à frase célebre, ela acabou adotada para representar o dia de homenagem à saga. As curiosidades não param por aí. Veja, a seguir, a lista que o Olhar Digital preparou.

1. Segundo o American Film Institute (AFI) a expressão "May the force be with you" é a 8ª mais famosa da história do cinema.

2. A ideia de ter um Dia de Star Wars não foi da Lucasfilm (a responsável pelos títulos). Entretanto, como os fãs de todo o mundo a adotaram, a produtora acabou por se render e agora usa a data como uma celebração anual de Star Wars.

3. A referência foi usada pela primeira vez no Reino Unido. Em 4 de maio de 1979, quando Margaret Thatcher assumiu a função de primeira-ministra, seu partido fez um anúncio no jornal The London Evening News para parabenizá-la. Ele dizia: "May the Fourth Be with You, Maggie. Congratulations.". A ideia era usar o trocadilho para desejar boa sorte à política.

4. Outra brincadeira foi feita com o nome do Episódio III: "Revenge of the Sith" virou "Revenge of the Fifth" (celebrada em 5 de maio) ou "Revenge of the Sixth" (que usa o 6 de maio para comemorar). Nessas datas, a homenagem vai para os Sith e outros personagens maus de Star Wars (em oposição aos Jedis).

5. Quando o lançamento do primeiro filme da saga completou 30 anos, em 25 de maio de 2007, a prefeitura de Los Angeles declarou a data como Dia de Star Wars. No mesmo dia, é celebrado o Dia do Orgulho Nerd, como forma de relacionar Star Wars, O guia do mochileiro das galáxias e Discworld.

6. Foi em 2008, com o surgimento dos primeiros grupos do Facebook, que a frase "May the Fourth Be with You" passou a ser usada para celebrar o Dia de Luke Skywalker. Nos anos seguintes, a ideia chegou aos campi universitários e o Dia de Star Wars nasceu.

7. A primeira celebração do Dia de Star Wars em 4 de maio ocorreu em 2011, em Toronto, no Canadá. A homenagem incluiu um game show sobre a trilogia original, um concurso de fantasias e a exibição de filmes tributo, paródias e remixes. No ano seguinte, o dia foi comemorado novamente.

8. A partir de 2013, pouco depois de a The Walt Disney Company comprar a Lucasfilm (e, por consequência, os direitos sobre Star Wars), a companhia passou a comemorar oficialmente a data. Para isso, fez vários eventos na Disneylândia e no Walt Disney World naquele ano.

9. Em 2015, a tripulação da expedição 45 da Estação Espacial Internacional posou para a foto oficial totalmente caracterizada de acordo com os personagens do título. No mesmo ano, os astronautas assistiram a "Episódio III: A Vingança dos Sith" em 4 de maio.

10. Existe uma versão disco da música tema de Star Wars. Ela foi a mais tocada durante duas semanas em 1977. Quer ouvi-la? Clique aqui!

E aí, o que achou dessas curiosidades? Conte para a gente e, neste 4 de maio, que a força esteja com você!

star wars Disney 4 de maio May the force be with you May the fourth be with you
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.