Menu
Editorias

Google testa substituir URL na barra de endereço em pesquisas no Chrome

Victor Pinheiro, editado por Liliane Nakagawa
Chrome (Foto: TecStudios)
Compartilhe com seus seguidores

Funcionalidade 'Query in Omnibox' está disponível no Google Chrome desde a versão 71

Recententemete, o Google começou a testar uma opção no navegador Chrome que substitui a URL da barra de endereços pelo termo pesquisado. Ou seja, se o usuário pesquisa pelo termo ?teste?, a barra de endereço vai apresentar exatamente a expressão ?teste?, e não um link, como de costume, segundo informações do site Bleeping Computer.


A funcionalidade, chamada de ?Query in Omnibox?, está disponível no Google Chrome desde a versão 71, mas vem desativada por padrão.

Quando não é acionado, o Google exibirá a URL da pesquisa no Omnibox. Isso permite não só identificar corretamente o site em que você está, mas também compartilhar facilmente a pesquisa com outro usuário.

Com a função Query in Omnibox ativada, no entanto, se o usuário copiar o termo da pesquisa presente na barra de endereços, o navegador não retornará a URL. Será necessário clicar com o botão direito do mouse na expressão e selecionar ?Mostrar URL?.

A intenção do Google de substituir URLs por elementos mais intelegíveis não é novidade. Em entrevista para o site Wired, em 2018, Adrienne Porter Felt, engenheira do Google e gerente responsável pelo Chrome, já afirmava que a companhia planejava mudar a forma com que as URLs eram apresentadas. 

"Pessoas têm muita dificuldade em entender URLs. Elas são difíceis de ler, é difícil saber que partes delas são confiáveis e, no geral, eu não acho que URLs são uma boa maneira de confirmar a identidade de um site. Queremos avançar para um lugar onde a identidade da web é compreensível para qualquer um; as pessoas sabem com quem estão falando quando estão usando um site e podem raciocinar se devem ou não confiar na página", afirmou.

Fonte: Bleeping Computer

Internet Navegadores Google Chrome
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.