GPS na Lua? A NASA está trabalhando nisso

GPS na Lua (Reprodução)
Compartilhe com seus seguidores

Empresa americana está aprimorando antigo GPS lunar e espera missão para testá-lo

O GPS se tornou uma ferramenta quase indispensável na vida de muita gente, afinal, ninguém quer ficar perdido, não é mesmo? Sabendo da importância do sistema global de posicionamento, a NASA agora estuda a melhor forma dos astronautas usarem o equipamento para se deslocar pela Lua. Parece que ninguém quer ficar perdido por lá também...


Na Terra, nós nos contentamos em saber nossa localização com a precisão de alguns metros. Para isso, usamos satélites que emitem sinais e tornam possível o rastreamento pelo dispositivo, e consequentemente, ele determina nosso local aproximado.

via GIPHY

Definitivamente isso seria útil na Lua, mas um quarto de milhas faz uma diferença enorme em um sistema que baseia sua medição de sinal e temporização de forma ultra precisa. Ainda que esses obstáculos estejam presentes, teoricamente não existe nada que impeça os sinais de GPS de funcionarem lá fora, inclusive, a NASA já utilizou esse serviço na missão MMS há alguns anos.

?NASA tem investido na tecnologia de GPS de alta altitude há anos?, disse o arquiteto de sistema da MMS, Luke Winternitz, em comunicado da NASA. ?GPS na Lua é o próximo desafio?, completou.

É claro que os astronautas não podem simplesmente levar seus celulares até lá. Os serviços estão sendo calibrados para captar e calcular sinais dos satélites que estão em órbita com uma determinada distância.

Na Terra, o recebimento do sinal é feito em frações de segundos, mas na Lua o processo é mais demorado e leva cerca de um segundo e meio. Isso pode não parecer muito, mas afeta diretamente como os sistemas de recebimento e processamento devem ser construídos.

O objetivo é usar o GPS ao invés da rede de medição de solo da NASA, que usa dados da espaçonave e consome energia e banda larga valiosas. A equipe espera concluir o hardware lunar até o final do ano, e depois, planejar uma viagem à Lua para testar o equipamento.

Fonte: Tech Crunch

GPS Nasa Geolocalização Terra espaço Lua missão espacial
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.