Impressora 3D consegue construir casas familiares inteiras em apenas um dia

Henrique Freitas, editado por Rui Maciel
Casa feita com impressora 3D da Icon (Reprodução/Icon)
Compartilhe com seus seguidores

O modelo Vulcan II se saiu muito bem nos testes, produzindo residências econômicas de 25 metros quadrados em 24 horas

As impressoras 3D estão há um bom tempo tentando emplacar no setor de construção. A ideia é inovadora e depende de uma tecnologia superior à dos sistemas convencionais, capacitando as máquinas para uma produção acelerada de imóveis de nova geração, com desenhos arquitetônicos inimagináveis. E nesse sentido, uma empresa chamada Icon parece ter largado na frente: a sua nova máquina Vulcan II pode "imprimir" residências familiares inteiras em tempo recorde.


O modelo récem-lançado é bastante versátil e usa um composto de concreto semilíquido como matéria-prima, o chamado "Lavacrete". De acordo com a Icon, o material oferece durabilidade, resistência e boa capacidade de isolamento para frio e calor, além de um custo reduzido. Nos primeiros testes realizados com a impressora, em colaboração com a ONG New Story, casas de aproximadamente 25 m2 foram construídas em apenas 24 horas. 

A intenção é aplicar a máquina em projetos para comunidades de países em desenvolvimento e de zonas que tenham sofrido algum tipo de catástrofe natural. O Vulcan II já possui capacidade, também, para produzir imóveis de cerca de 200 m2, algo que deve ajudar a expandir suas possibilidades de criação para além do ambiente doméstico e social. Segundo os responsáveis, uma das grandes vantagens do sistema é que ele pode ser transportado do laboratório e zonas bem controladas diretamente para o mundo real, sem que estranhe as condições climáticas adversas. 

Fonte: Xataka Home

Impressora 3D construção
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.