Instagram testa deixar de exibir contagem de 'likes' no Canadá

Instagram (Reprodução)
Compartilhe com seus seguidores

Apenas quem postou o conteúdo poderá saber qual é o seu alcance

O Instagram confirmou os rumores que começaram a surgir na semana passada. A empresa realmente pretende começar a omitir a quantidade de curtidas que uma publicação recebeu. Apenas o autor da publicação terá acesso às métricas do post, enquanto quem visualizou só poderá saber se outros contatos também curtiram a publicação.

Por enquanto, a novidade ainda está em fase de testes, e apenas os usuários do Canadá terão a contagem de likes omitidas por tempo indeterminado. O experimento deve levar em conta se houve ou não um impacto no uso do aplicativo, tornando a plataforma mais saudável para os usuários, e gerando interações mais positivas. Se após algum tempo o Instagram concluir que o experimento trouxe bons resultados, as medidas podem se expandir para outros países.

A justificativa oficial do Instagram é que a rede social espera que seus usuários se foquem mais nas fotos e nos vídeos que são compartilhados pelas pessoas que elas seguem e não na contagem de visualizações ou de likes que essas publicações estão recebendo.

A tendência é que não haja uma reação muito negativa por parte de boa parte do público contra a mudança. No entanto, existe a possibilidade de um grupo específico de pessoas ficarem incomodadas: os influenciadores. São as pessoas que dependem da popularidade de suas publicações para chamar a atenção de agências de comunicação para participar de campanhas. Sem que o público possa mensurar o alcance dos posts, talvez seja mais difícil chamar a atenção para sua influência online, o que dificulta a participação em ações publicitárias.

instagram
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.