NASA cria mapa do céu usando imagens de raio-x

Mapa NICER (NASA/ NICER)
Compartilhe com seus seguidores

Os pesquisadores responsáveis pelo projeto NICER acreditam que, em um futuro próximo, será possível criar sistemas de navegação autônomos para espaçonaves, com base em mapas do gênero

O NICER é um dispositivo da NASA que está localizado na Estação Espacial Internacional e cujo objetivo, dentre diversas atribuições, é medir estrelas de nêutrons. E o que você vê abaixo é simplesmente o nosso céu, com imagens feitas a partir de raios-x gerados pelo NICER. E, o mais interessante, é que ele revela os diversos objetos descobertos e suas trajetórias.


A imagem pode até parecer um mapa de tráfego aéreo ou uma imagem cósmica feita com o Photoshop. Na verdade, a ela mostra os impactos das partículas de energia. Segundo a NASA, cada arco representa um raio-x, e os impactos causados pela luminosidade são identificados pelos pontos mais brilhantes.

As rotas representam o movimento de objetos entre um ponto e outro. A NASA explica que os arcos proeminentes no mapa aparecem porque um instrumento, geralmente, segue as mesmas rotas quando se move para se concentrar em outro ponto. Portanto, as partes mais iluminadas representam os destinos mais monitorados. O dispositivo ficou observando essas rotas durante 22 meses, o que levou a esses resultados.

?Esta imagem revela o Cygnus Loop, um remanescente de uma supernova que atravessa aproximadamente 90 anos-luz. Estima-se que tenha entre 5.000 e 8.000 anos de idade?, diz Keith Gendreau, principal pesquisador do NICER. ?Estamos trabalhando gradualmente na criação de uma nova imagem de todo o céu com raio x, e é possível que o trabalho da NICER descubra novos objetos.?

Com esses dados em mãos, os pesquisadores responsáveis pelo projeto acreditam que, em um futuro próximo, essa tecnologia pode ser usada para criar sistemas de navegação autônomos para espaçonaves, com base em mapas do gênero.

Via: Gizmodo

Nasa espaço NICER
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.