Menu
Editorias

Netflix começa a usar nova compressão no Android para economizar dados

Matheus Luque, editado por Cesar Schaeffer
Netflix (Foto: iStock)
Compartilhe com seus seguidores

Novo codec deixa o streaming 20% mais rápido

A Netflix anunciou hoje que começou a transmitir vídeo usando o codec AV1 em seu aplicativo Android. O codec AV1, lançado em 2018, promete melhoria de 20% na eficiência da compactação em relação ao codec VP9.


A eficiência de compactação do AV1 garantirá uma experiência de streaming superior em áreas onde as redes de telefonia celular podem não ser confiáveis, além de ajudar a economizar dados para membros com planos de dados limitados. A Netflix diz que planeja lançar o AV1 em todas as suas plataformas no futuro, embora apenas títulos selecionados estejam disponíveis para tranmissão no AV1.

Para transmitir no novo codec, você precisará ativar o recurso "salvar dados" no aplicativo Netflix para Android em: Confirgurações do aplicativo - Uso de dados do celular e selecionar a opção "Mais".

O codec AV1 é sucessor do VP9 e foi desenvolvido pela Alliance for Open Media (AOMedia), da qual Netflix, Google, Intel, Cisco, Amazon, Mozillla e Microsoft são membros fundadores. Para tornar o AV1 disponível, a Netflix está patrocinando um código aberto para otimizar o desempenho. A gigante do streaming também espera expandir ainda mais o uso do AV1 e está trabalhando ativamente com parceiros de dispositivos e chipsets para estendê-lo ao hardware.

O YouTube, que começou a testar o codec em 2018, atualmente permite que os usuários transmitam no AV1 sem royalties, mas com resolução de até 480p. Isso tem a ver com o fato de que, embora o AV1 seja mais eficiente que o VP9, ele também requer maior poder computacional.

 

Via: Android Central

Android Netflix smartphone netflix app Celular av1
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.