Review do monitor Samsung UE590: resolução 4K e preço acessível

monitor samsung 4k UE590 (Rene Ribeiro)
Compartilhe com seus seguidores

Monitores 4K começam a ter preços acessíveis e esse modelo é um bom exemplo. Confira o review e veja do que esse monitor é capaz

Assim como as TVs com resolução 4K (3840 x 2160 pixels), os preços dos monitores 4K também estão baixando. Este é definitivamente o caso do monitor Samsung UE590 de 28 polegadas. que foi lançado em junho de 2018, mas ainda tem tecnologia e qualidade de tela para aproveitar as imagens em altíssima definição. Acompanhe o review e saiba se esse monitor é ideal para você.


Monitor Samsung 4K UE590: design e acabamento

Para quem está acostumado com os últimos designs de produtos da Samsung, ao ver esse monitor, pode achar um pouco estranho. Não que seja ruim, mas em comparação com o design dos últimos monitores, TVs e até mesmo smartphones com telas curvas, o UE590 não tem visual atraente. Ele tem bordas grossas (1,8 cm), cantos quase em ângulo reto e espessura diferente na metade de baixo e de cima, o que pode dificultar para quem quiser fazer a instalação na parede.

Para ter equilíbrio da tela, a base teve que ter 18 cm de profundidade, com uma haste também grossa e bastante quadrada. Bom, já dá para saber que beleza não é o ponto forte desse monitor. No entanto, ele ganha em robustez.

A base só tem um problema: ela não tem ajuste de altura e nem permite girar o monitor para esquerda e direita. Só tem ajuste de inclinação da tela, 20º para trás e 2º para frente. Tudo bem que a tela de 28 é grande, mas um ajuste de altura ainda seria bem vindo para os vários tipos de mesa e também das pessoas.

Suas dimensões são de 66.1 cm de largura por 47 cm de altura (com a base) e 18,7 cm de profundidade (com a base também). Sem a base, a espessura do monitor é de 5,5 cm na parte mais espessa (metade de baixo) e 3,5 cm na metade de cima, onde estão os furos para quem quiser pendurar na parede.

Não há botões frontais. Para acionar o menu, há o clássico botão-joystick da Samsung, localizado na parte de trás perto do canto inferior direito. E diga-se de passagem que a empresa deve ter mantido esse botão em vários de seus monitores e TV porque realmente funciona muito bem.

Monitor Samsung 4K UE590: conexões

Mais do que o essencial, ele conta com duas entradas HDMI e uma display Port. Também tem saída P2 para fone de ouvido. Algumas pessoas podem até reclamar por não haver uma interface de vídeo DVI, mas não faria sentido em um monitor com resolução 4K.

Aqui vale citar um recurso interessante. Com as duas HDMIs, é possível acessar a função PBP (Picture-by-Picture) no menu do monitor, e visualizar duas fontes como, por exemplo, um computador e um notebook, na mesma tela, mantendo a qualidade de imagem original. Isso é interessante para programadores ou ara quem trabalha com modelagens 3D, por exemplo.

Monitor Samsung 4K UE590: qualidade da imagem

Para quem gosta de jogos, a função AMD FreeSync, presente nesse monitor, minimiza a oscilação da imagem com uma sincronização automática com a placa de vídeo. E para quem usa placa de vídeo da Nvidia também vai funcionar, pois a empresa atualizou seus drivers para usar essa função. O tempo de resposta de 1 milissegundo também ajudou muito na visualização de movimentos rápidos, pois garantiu que as imagens não ficassem borradas durante as cenas de ação.

Na experiência visual, sem entrar na linguagem técnica, a resolução 4K (3840 x 2160 pixels) faz muita diferença quando comparado com a resolução full HD (1920 x 1080). Pode parecer óbvio dizer isso, mas muita gente acha a resolução 4K exagerada. O fato é que os pixels ficam 4 vezes mais próximos um dos outros e isso acaba eliminando os espaços entre eles, que ficariam em preto e, dependendo dos LEDS que estão acesos, esses espaços acabam ficando com cor acinzentada.

E a resolução 4K praticamente cobre esses espaços, deixando a imagem muito melhor definida. E isso, em um monitor de vídeo, ajuda bastante, já que ficamos mais próximas da tela do que quando assistimos uma TV. E assim a resolução 4K ajuda a não percebermos esses espaços e a textura dos jogos fica bem melhor.

Quanto aos textos, a resolução 4K deixa os caracteres pequenos no Windows, o que faz sentido, já que os pixels ocupados estão 4 vezes mais próximos do que na resolução full HD. Mas o driver ajusta a escala do layout de apps, textos e outros itens em 150%, um tamanho que ficou ótimo para ler tudo com conforto, pois não alterou a definição dos caracteres.

Apenas uma consideração é que o monitor UE590 precisa ser ajustado para atingir as cores, brilho e contraste ideais. O Magic Bright, que é tipo uma configuração automática, não foi satisfatório para filmes e jogos. Precisei ajustar manualmente até as imagens atingirem tons muito nítidos com cores brilhantes. Mas depois dos ajustes, a experiência foi ótima.

Monitor Samsung 4K UE590: conclusão

Enquanto cada marca e modelo de exibição 4K tem sua força e pontos fracos dependendo das especificações e da intenção geral do design, o monitor UE590 faz um excelente trabalho para múltiplos usos. Oferece cores vibrantes, ótimo equilíbrio de contraste e brilho, ao mesmo tempo que proporciona um excelente tempo de resposta para jogos.

Uma vez ajustados o brilho, contraste e nitidez, o UE590 faz um trabalho excelente de conforto visual. Ele pode ser usado para jogos e entretenimento doméstico em 4K, como filmes e desenhos, e também como monitor de escritório 4K mais do que decente. Só faltou mesmo a base ter regulagem de altura.

Monitor Samsung 4K UE590: ficha técnica

  • Tamanho da tela: 28"
  • Resolução: 4K (3840 x 2160 pixels)
  • Tamanho de Exibição Ativa: 620.93 mm (h) x 341.28 mm (v)
  • Proporção de Tela: 16:9
  • Tipo de painel: LCD TN
  • Brilho (Típico): 370 nits
  • Brilho (mínimo): 310 nits
  • Contraste Estático: 1000:1 (Padrão), 700:1 (Mínimo)
  • Pixel Pitch: 0.16 (horizontal) x 0.16 (Vertical) mm
  • Tempo de resposta: 1 milissegundo (cinza para cinza)
  • ngulo de visão (horizontal / vertical): 170° / 160°
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • consumo: 34,3 watts

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.


Monitores Samsung review 4K monitor de vídeo
Curtiu esse conteúdo? Assine nossas newsletters e fique por dentro do que acontece em primeira mão!
Compartilhe com seus seguidores
Assine nossa newsletter!
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.